A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

11/12/2011 11:38

Parque do Sóter pode virar área permanente para passeio com cães

Edmir Conceição e Viviane de Oliveira
A caminhada faz bem a humanos e animais.A caminhada faz bem a humanos e animais.
Cãominhada no Parque Sóter. (Foto: Simão Nogueira)Cãominhada no Parque Sóter. (Foto: Simão Nogueira)

O Parque do Sóter poderá se transformar em área permanente para passeios com cachorros, de acordo com os organizadores da Cãominhada, que está em sua quarta edição.

Segundo Carolina Salles, que faz parte da coordenação do projeto, a ideia inicial com o evento era tirar as pessoas do sedentarismo, mas na medida que o evento foi crescendo, está se consolidado a proposta de tornar o espaço, em determinado dia da semana, mês e ano, uma área de convivência entre os donos e seus animais de estimação.

De pretexto para proporcionar um dia especial com diversas opções de lazer, esporte e integração social, a Cãominhada ganha mais adeptos a cada edição. Neste domingo a Câminhada atraiu ao Parque do Soter cerca de 500 pessoas, algumas com dois, três e até cinco cães.

Enquanto os donos passeiam com os animais, as crianças se divertem com atividades de recreação e atrações, como a cama elástica, o pula-pula, piscinas de bolinhas e torneios esportivos. Entre as atrações, a Polícia do Exército apresentou cães adestrados.

“Agora, com o sucesso do evento, o objetivo é abrir o parque permanentemente para que as pessoas possam passear com seu cão”, diz Carolina, comparando o Sóter ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde há dias definidos para passeios com animais. Essa condição, no entanto, impõe algumas obrigações e deveres, com a sanidade, vacinação, equipamentos, guias e outros cuidados com a posse de animais.

Na Cãominhada deste domingo no Parque do Sóter o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) faz aplicação de vacina antirrábica e a clínica veterinária Petit Bichon distribui 250 kits. Segundo o gerente da clínica, Edson da Costa Amorim, o kit é composto de uma camiseta, porção de ração (amostra), orientações sobre a leishmaniose e saquinhos para recolher fezes. “Se cada um dos proprietários de animais contribuir e deixar o parque limpo após o evento, estaremos atingindo nosso objetivo de poder abrir o espaço permanentemente”, diz Carolina Salles.

O casal Anelize e José Luiz Moreira Santana é apaixonado por cães. Anelize e José levaram seus cinco cachorros ao passeio e tiveram trabalho para apartá-los. O casal mora na Nova Bahia e diz aprovar a ideia da caminhada com os animais.

Os participantes da promoção destacam a iniciativa, que tira a população do sedentarismo e combate o estresse dos animais. Durante a cãominhada os donos de animais recebem orientações sobre a posse responsável, adoção e o tratamento das zooneses e, principalmente, a leishmaniose.

Militares fazem demonstrações de adestramento. (Foto: Simão Nogueira).Militares fazem demonstrações de adestramento. (Foto: Simão Nogueira).


Muito legal esse projeto infelizmente só tomei conhecimento do evento agora que já passou. Mas Campo Grande necessita de um local para passearmos com os cães, outro dia estava passeando na Afonso Pena e tentei entrar com meus cães no Parque das Nações Indigenas e fui barrada "eu n]ao sabia que não era permitida a entrada de cães". Um Parque daquele tamanho deveria ter um espaço espacial para isso.
 
Elaine Farias em 12/12/2011 08:59:22
Estive presente no evento, simplesmente maravilhoso

é interessante ver o AMOR ques as pessoal, tem pelos animais

parabens à todos

isso mesmo, sou a favor do soter ser parque permanente para esse tipo de evento, porem temos que pensar em outras regiões tambem pois CAMPO GRANDE é bem extenso e tem vários parque bons e de muita aceitação

Obs. Tenho dois animais


NEI SALVIANO
 
zildeneis salviano em 11/12/2011 12:38:59
A iniciativa é ótima, mas precisa ser mais divulgada. Sou super esportiva e apaixonada por animais, estou sempre ligada nas notícias locais, nacionais... confesso que não ouvi nada sobre a cãominhada, sempre fico sabendo após o acontecimento do evento.
 
neyde de oliveira em 11/12/2011 09:27:12
A idéia é excelente!!!! Basta a população ter consciência e fazer sua parte, que é caminhar com o cão na guia e recolher o cocô. Campo Grande precisa de locais assim!!!
 
Daniela Rocha em 11/12/2011 03:50:33
Muito bom mesmo, fui com meu bichinhos e eles e a minha filha amaram, espero que isso realmente acontece de ter dias em que possamos passear com eles, parabéns aos organizadores.
 
ligia de alvarenga em 11/12/2011 02:46:26
Parabéns a toda equipe da FUNESP, dirigida pelo Carlos Alberto de Assis e para o Campograndenews, isso é uma notícia positiva, pra cima, que eleva a nossa auto-estima, diferentemente desse monte de mortes e acidentes que, infelizmente, assolam nossa capital morena
 
Sérgio de Almeida em 11/12/2011 02:27:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions