A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

29/12/2010 18:52

Parque dos Laranjais se livra de cratera e agora enfrenta inundação

Danúbia Burema e Jorge Almoas

Aterro feito em buraco foi levado pela enxurrada e invadiu casas.

Moradora teve casa invadida pela enxurrada. (Simão Nogueira)Moradora teve casa invadida pela enxurrada. (Simão Nogueira)

Depois de se livrarem de uma cratera que estava prestes a engolir parte da rua Pororoca, moradores do bairro Parque dos Laranjais, em Campo Grande, agora enfrentam problema pior. Com a chuva desta tarde, o aterro que havia sido jogado na cratera foi levado pela enxurrada e a água invadiu casas do bairro.

Em uma das residências, na rua Joaquim Lacerda, a lama tomou conta dos cômodos e móveis. A dona do imóvel, Adelina Maria de oliveira, de 61 anos, não estava na hora da chuva e passou mal quando chegou e encontrou o local enlameado.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer a moradora, que estava muito nervosa. Ela mora com o marido Ananias Fernandes de oliveira, de 63 anos, que é doente.

Indignada com a situação, ela explica que a chuva sempre foi dificuldade para quem vive no bairro, mas inundação nunca havia ocorrido e acredita que o problema ocorreu devido a uma intervenção feita para cobrir a cratera.

A moradora relata que máquinas da Prefeitura aterraram o buraco e fizeram uma espécie de meio-fio para canalizar a água. O problema é que o curso da lama passou pela frente da casa dela e com a chuva forte transbordou invadindo o imóvel. “Ao invés de resolver um problema a Prefeitura criou outro”, desabafa.

Para o morador Cristovan Ouvelar, de 37 anos, a inundação ocorreu porque na hora de aterrar a cratera não foi levado em consideração o que poderia acontecer em caso de chuva.

Ele arrisca que a solução é canalizar a água que desce pelos bairros da região do Segredo, Santa Luiz e Vila Nasser para que ela não deságue toda no Parque dos Laranjais.

O problema da cratera no bairro foi denunciado ao Campo Grande News no último dia 25 pelo leitor Luis Gonzales. Ele relatou na ocasião que a força da enxurrada que sai de uma manilha de drenagem pluvial foi que abriu a cratera.

O buraco já havia atingido um cano de água potável e um dia após a reclamação do leitor a empresa Águas de Guariroba resolveu o problema. Já o aterro na cratera foi feito ontem, conforme os moradores.

Morador do bairro há dez anos, Roberto Ferreira do Carmo, de 43 anos, conta que a cratera começou há cerca de oito anos. No início, descreve, era um buraco pequeno, mas foi aumentando até chegar a cerca de 1,5 m de largura.

Com o aterro feito ontem, ela diminuiu para 50 cm, contam os moradores. Contudo, na hora da chuva a terra foi levada pela enxurrada e o aterro arrastou um poste de energia elétrica, deixando as casas em torno da rua Pororoca também sem energia elétrica.

Chuva arrastou até manilhas, que segundo os moradores haviam sido colocadas ontem. (Simão Nogueira)Chuva arrastou até manilhas, que segundo os moradores haviam sido colocadas ontem. (Simão Nogueira)
Ministério Público faz contrato de R$ 3 milhões com empresa de informática
O MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) firmou contrato de R$ 3,3 milhões com a empresa Click Ti Tecnologia Ltda. Com validade de seis me...
Novos critérios definem morte encefálica e afetam doação de órgãos
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou hoje (12) critérios mais rígidos para definir morte encefálica. A mudança nos procedimentos tem impacto...


O problema não foi causado por conta do aterro da crátera, o causador é aquela boca de lobo em frente a minha casa que desagua as aguas de todos os bairros da parte de cima, a cratera continua do mesmo jeito...O lugar esta pior , logo após a chuva toda a cerca da fundaçao de proteção Maria Aparecida Pedrossian começou a ceder. Só sera resolvido o problema, quando o prefeito resolver fazer um trabalho de verdade e não tampar o sol com a peneira. O IPTU já ta nos correios, para onde vai a nossa contribuição, no nosso bairro é que não.Precisamos de ação precisa!!!!
 
Elisangela Gonzales da Silva em 29/12/2010 10:53:35
gostaria de saber se a prefeitura não tem engenheiro para saber que ali precisa ser canalizado,pois, com o asfalto do bairro azaleia ,santa luzia e alto do são francisco ,toda agua pluvial desce naquele logradouro
 
roberto dos santos braga em 29/12/2010 08:07:39
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions