ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Parque dos Laranjais se livra de cratera e agora enfrenta inundação

Danúbia Burema e Jorge Almoas | 29/12/2010 18:52

Aterro feito em buraco foi levado pela enxurrada e invadiu casas.

Moradora teve casa invadida pela enxurrada. (Simão Nogueira)
Moradora teve casa invadida pela enxurrada. (Simão Nogueira)

Depois de se livrarem de uma cratera que estava prestes a engolir parte da rua Pororoca, moradores do bairro Parque dos Laranjais, em Campo Grande, agora enfrentam problema pior. Com a chuva desta tarde, o aterro que havia sido jogado na cratera foi levado pela enxurrada e a água invadiu casas do bairro.

Em uma das residências, na rua Joaquim Lacerda, a lama tomou conta dos cômodos e móveis. A dona do imóvel, Adelina Maria de oliveira, de 61 anos, não estava na hora da chuva e passou mal quando chegou e encontrou o local enlameado.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer a moradora, que estava muito nervosa. Ela mora com o marido Ananias Fernandes de oliveira, de 63 anos, que é doente.

Indignada com a situação, ela explica que a chuva sempre foi dificuldade para quem vive no bairro, mas inundação nunca havia ocorrido e acredita que o problema ocorreu devido a uma intervenção feita para cobrir a cratera.

A moradora relata que máquinas da Prefeitura aterraram o buraco e fizeram uma espécie de meio-fio para canalizar a água. O problema é que o curso da lama passou pela frente da casa dela e com a chuva forte transbordou invadindo o imóvel. “Ao invés de resolver um problema a Prefeitura criou outro”, desabafa.

Para o morador Cristovan Ouvelar, de 37 anos, a inundação ocorreu porque na hora de aterrar a cratera não foi levado em consideração o que poderia acontecer em caso de chuva.

Ele arrisca que a solução é canalizar a água que desce pelos bairros da região do Segredo, Santa Luiz e Vila Nasser para que ela não deságue toda no Parque dos Laranjais.

O problema da cratera no bairro foi denunciado ao Campo Grande News no último dia 25 pelo leitor Luis Gonzales. Ele relatou na ocasião que a força da enxurrada que sai de uma manilha de drenagem pluvial foi que abriu a cratera.

O buraco já havia atingido um cano de água potável e um dia após a reclamação do leitor a empresa Águas de Guariroba resolveu o problema. Já o aterro na cratera foi feito ontem, conforme os moradores.

Morador do bairro há dez anos, Roberto Ferreira do Carmo, de 43 anos, conta que a cratera começou há cerca de oito anos. No início, descreve, era um buraco pequeno, mas foi aumentando até chegar a cerca de 1,5 m de largura.

Com o aterro feito ontem, ela diminuiu para 50 cm, contam os moradores. Contudo, na hora da chuva a terra foi levada pela enxurrada e o aterro arrastou um poste de energia elétrica, deixando as casas em torno da rua Pororoca também sem energia elétrica.

Chuva arrastou até manilhas, que segundo os moradores haviam sido colocadas ontem. (Simão Nogueira)
Chuva arrastou até manilhas, que segundo os moradores haviam sido colocadas ontem. (Simão Nogueira)
Nos siga no Google Notícias