Ex-ministro Patrus Ananias defende segurança alimentar em evento na UFMS
Ele já foi ministro do Desenvolvimento Agrário e agora é deputado federal

Começou por volta das 9h desta sexta-feira (9) a palestra "Segurança Alimentar: o papel do município", que trouxe Patrus Ananias a Campo Grande. Ele é deputado federal pelo PT (Partido dos Trabalhadores) de Minas Gerais e foi ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no primeiro mandato do presidente Lula (PT), além de ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil no segundo mandato de Dilma Rousseff.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) participou de palestra sobre segurança alimentar na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O evento, que lotou o auditório da reitoria, reuniu agricultores familiares, indígenas e quilombolas interessados em discutir políticas de acesso à terra e produção de alimentos. Durante o encontro, o ex-ministro defendeu o fortalecimento da Companhia Nacional de Abastecimento e ressaltou a importância do direito à alimentação saudável como base para o exercício da cidadania. O evento, organizado pelo vereador Landmark Rios, visa estabelecer uma Frente pela Segurança Alimentar na Câmara Municipal.
O auditório da reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), onde o evento é realizado, lotou de agricultores familiares, indígenas, quilombolas e de pessoas que querem um pedaço de terra para produzir.
A diarista Elisângela da Silva Pereira, 36, cresceu em fazenda, faz parte do MPL (Movimento Popular de Luta) e veio propor solução para o barateamento dos alimentos nas cidades de Mato Grosso do Sul.

"Queremos terra para produzir para agricultura, para trazer alimento mais barato pra cá. Muita comida é exportada, é de São Paulo, de outros estados, sai mais caro para quem quer consumir. E aí, a gente produzindo na nossa terra, a gente vai vender mais barato, não vai ter frete. A gente vai produzir coisa para o supermercado poder comprar da gente", disse.
A presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores) e representante da Fafer (Confederação Nacional dos Agricultores) na Capital, Sandra Maria Costa Soares, afirmou que as famílias de agricultores familiares da cidade vieram reivindicar apoio para ampliar a produção.
"Temos várias propostas colocadas através da federação para a melhoria da agricultura familiar em Campo Grande, na produção e na questão de assistência técnica, na comercialização, e para isso precisamos ter ferramentas no município que possam atender adequado todos os agricultores, seja ele do campo, aqui da cidade", disse.
Conab e direitos - Patrus também foi prefeito de Belo Horizonte (MG) e começou destacando a experiência na criação de política pública pela segurança alimentar na capital mineira.
No evento, ele defendeu que a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) contribua ativamente para garantir comida no prato.
"Está sendo agora retomada, mas foi totalmente abandonada pelo 'desgoverno' passado. É fundamental que a Conab tenha uma presença efetiva, comprando e guardando alimentos de boa qualidade para fornecer às escolas, além de atender situações emergenciais e tudo mais. Aí você tem uma política nacional de segurança alimentar", disse.
O ex-ministro defendeu a presença do Estado para garantir o acesso a alimentos saudáveis, por entender que isso garante outros direitos. "O direito à alimentação saudável é o primeiro degrau da cidadania. A segurança alimentar é o pressuposto para o exercício de outros direitos: Saúde, Educação, trabalho decente. Ninguém pode exercer a sua cidadania se não tiver assegurado esse ponto de partida que é o direito à alimentação saudável", finalizou.
O evento é realizado pelo Mercado Escola da UFMS e o vereador Landmark Rios (PT), de Campo Grande. O parlamentar afirmou que a presença de Patrus contribui para a formação de uma Frente pela Segurança Alimentar na Câmara Municipal.
"É um momento, é estratégico esse momento aqui. Vai sair um relatório, um documento sobre a presença dele e dos movimentos sociais da Capital. É uma escuta importante", disse.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.