ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Pinscher tem pata arrancada após ataque de Pit Bull em rua do Betaville

Kako, de 10 anos, chegou a sofrer parada cardíaca e passou por cirurgia; dona do animal registrou boletim de ocorrência

Liniker Ribeiro e Kerolyn Araújo | 24/01/2019 15:22
Cachorro teve parte da pata arrancada após ser atacado por Pitbull. (Foto: Arquivo Pessoal)
Cachorro teve parte da pata arrancada após ser atacado por Pitbull. (Foto: Arquivo Pessoal)

Imagens registradas pela câmera de segurança de um imóvel do Residencial Betaville, em Campo Grande, mostram o momento em que um cão da raça Pinscher é atacado por um animal de porte maior, da raça Pit Bull. O caso aconteceu por volta do meio dia de ontem (24), enquanto o animal passeava com seu dono pela Rua Mário Quintana. Kako, nome do cachorro ferido, de 10 anos, chegou a sofrer uma parada cardíaca após o ataque e perdeu parte de uma das patas.

De acordo com a dona do Pinscher, a professora Lucelena Cardoso, de 50 anos, tudo aconteceu muito rápido. “Eu estava sentada na varanda quando escutei meu cachorrinho gritando e vi o momento que ele deu um pulo e caiu convulsionando. Minha filha e meu esposo precisaram fazer massagem nele para reanima-lo”, afirmou.

No vídeo, é possível ver o momento em que um jovem, com idade aparente de 16, 17 anos, conduz o animal e passa próximo ao portão da casa. O cão que estava no lado de dentro, coloca uma das patas para fora, momento em que o Pit Bull o ataca. A força da mordida chegou a arrancar pedaço da pata de Kako.

O Pinscher foi socorrido pelos donos e levado para uma clínica veterinária, onde passou por um procedimento para limpar e preservar o local machucado. Conforme Lucelena, ele precisará passar por nova cirurgia. “Eles pediram para que a gente fosse monitorando o Kako e que seria preciso esperar ele se recuperar parcialmente para aguentar a cirurgia”, revela a professa.

Ainda conforme a moradora, o animal atacado não conseguiu dormir durante a noite, assim como também não se alimentou, nem mesmo conseguiu urinar. Agora, 24 horas após o ocorrido, o cão será levado novamente para o veterinário, onde deve ficar em observação, aguardando o procedimento cirúrgico.

“Uma violência muito grande e uma falta de responsabilidade. Fora que coloca todo mundo em risco, não só o meu animal, mas até uma criança. Isso não pode ficar impune”, complementa a dona de Kako.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e, de acordo com o documento, após uma busca pelo bairro, o animal suspeito pelo ataque teria sido localizado. Porém, a dona negou que ele tenha sido o responsável por arrancar a pata do Pinscher. 

Conforme a Lei Municipal 79/05 de 9 de dezembro de 2005, cães de médio e grande porte só podem ser conduzidos por maiores de 16 anos e com força suficiente para controlar os movimentos do animal. O cão também deve usar guia com enforcador.

Segundo o delegado Marco Antônio Balsanini, titular da Depat, os responsáveis pelo Pitbull que atacou o Pinscher poderá responder por omissão de cautela na guarda de animal. ''Pode pegar pena de 10 dias a 2 meses de prisão ou multa judicial, mas isso fica a critério do juiz que vai julgar o caso", explicou.

Nos siga no Google Notícias