ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Pitbull abandonado é resgatado e se torna primeiro mascote de delegacia

Esse é o primeiro caso de MS em que será aplicada a nova lei, sancionada pelo Presidente da República nesta semana

Marcos Rivany e Ana Beatriz Rodrigues | 02/10/2020 16:12

Abandonado, um cachorro da raça pitbull foi resgatado hoje (2) pela Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), com apoio da Guarda Civil Metropolitana, no Bairro São Conrado, em Campo Grande. O animal, segundo os vizinhos, vivia sozinho em uma casa há cerca de 12 dias.

O dono do cachorro não foi localizado e nem atendeu as tentativas de ligação da delegacia. Esse é o primeiro caso de Mato Grosso do Sul em que será aplicada a nova lei, sancionada pelo Presidente da República nesta semana. O homem dono do animal responderá por maus-tratos e danos a saúde humana.

Pitbull recebia alimentação e água de vizinhos, pela janela da casa, enquato estava trancado. (Foto: Direto das Ruas)
Pitbull recebia alimentação e água de vizinhos, pela janela da casa, enquato estava trancado. (Foto: Direto das Ruas)

Depois do resgate do pitbull, a Decat resolveu adotá-lo. O cachorro recebeu o nome de “Sansão” e agora é o primeiro mascote da delegacia, de acordo com o delegado Maércio Alves Barbosa. O cão está recebendo todos os cuidados de saúde, com apoio da veterinária voluntária Fernanda Delmondes.

Foram várias denúncias por conta do abandono do cachorro que era mantido com água e alimento colocados pelos moradores na casa. Em um vídeo registrado no local, é possível ver o pitbull acuado em meio a fezes, numa residência sem móveis.

Pitbull abandonado será primeiro mascote de delegacia, batizado de "Sansão". (Foto: Paulo Francis)
Pitbull abandonado será primeiro mascote de delegacia, batizado de "Sansão". (Foto: Paulo Francis)

Ao entrar no local, os investigadores só comprovaram o que os vizinhos já viam há dias. Os policiais encontraram o cachorro preso pelo pescoço sem nenhum tipo de alimentação, fora as dadas pelos próprios moradores.

Conforme relatos de alguns vizinhos enviados ao Direto das Ruas, o mau cheiro vindo da casa foi o que chamou a atenção. Chegaram a desconfiar que havia um cadáver na residência, de tão forte o odor. Os uivos do pitbull fizeram os moradores entrarem no terreno e se depararam com o abandono do animal.

Equipe da Decat acompanhada do novo mascote - Sansão. (Foto: Paulo Francis)
Equipe da Decat acompanhada do novo mascote - Sansão. (Foto: Paulo Francis)

Mudanças - O texto atualizado da Lei de Crimes Ambientais traz mudanças em relação a casos envolvendo cães e gatos. Desde a última terça-feira (29), a penalidade para esse tipo de ocorrência, que antes era de três meses a um ano de detenção e multa, agora está fixada de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição de guarda do animal.

Direto das Ruas -  A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias