ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Policiais condenados por facilitar contrabando são expulsos da PM

Aline dos Santos | 31/01/2011 12:00

O comando da PM (Polícia Militar) excluiu da corporação, “a bem da disciplina”, o 2º sargento Joacir de Araújo Paz e o cabo Ronaldo de Paula Barbosa.

Eles foram presos em 2009, acusados de facilitar a ação de três contrabandistas em Corumbá, na fronteira com a Bolívia. O trio foi flagrado com a apreensão de 51 mil DVDs virgens, que seriam usados para sustentar a pirataria em Campo Grande.

Na ocasião, a PM instaurou processo disciplinar para apurar a conduta dos policiais. A exclusão, publicada hoje no Diário Oficial do Estado, foi determinada com base no estatuto da Polícia Militar. As portarias de exclusão são assinadas pelo comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

O 2º sargento e o cabo também respondem processo na Auditoria Militar. De acordo com a denúncia do Ministério Público Militar Estadual eles integravam um esquema criminoso que facilitava ação dos contrabandistas, por meio de monitoramento das equipes do DOF (Departamento de Operação de Fronteiras) e Rotai (Rondas Táticas do Interior).

Em junho de 2009, Ronaldo Paula Barbosa foi condenado a oito anos de reclusão e Joacir Araújo Paz , a sete anos. A defesa recorreu ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). No último dia 10, a 1ª Turma Criminal negou o recurso, mantendo a condenação.

Nos siga no Google Notícias