Para aderir a acordo e reaver descontos, aposentado chega às 4h30 aos Correios
Relatos revelam dificuldades com aplicativo do INSS e revolta diante de descontos feitos sem autorização
A esperança de recuperar valores descontados indevidamente levou, mais uma vez, dezenas de aposentados e pensionistas aos Correios nesta sexta-feira (11), primeiro dia de adesão ao acordo proposto pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mas o que deveria ser um alívio tem se transformado em frustração.
RESUMO
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Aposentados e pensionistas enfrentam dificuldades para reaver valores descontados indevidamente de seus benefícios do INSS. No primeiro dia de adesão ao acordo proposto pelo instituto, dezenas de idosos procuraram os Correios em busca de atendimento presencial. Os beneficiários relatam problemas com formulários complexos e dificuldades no uso do aplicativo. Com descontos que variam de R$ 25 a R$ 46 mensais, muitos descobriram cobranças não autorizadas relacionadas a associações e serviços, algumas persistindo por até seis anos.
Em meio a formulários confusos e dificuldades com o aplicativo, idosos relatam indignação e cansaço. Muitos sequer conseguiram contestar os descontos pelo aplicativo ou entender os procedimentos enviados pelo INSS. Teve aposentado que chegou às 4h30 no Correios da Avenida Cológeras para tentar resolver a situação.

“Há cinco anos estão tirando R$ 45 do meu benefício, sem autorização”, contou Ione de Miranda, de 68 anos. Ela até tentou fazer o procedimento pelo aplicativo, mas na hora de preencher o formulário achou muito confuso. “Consegui ver o desconto pelo celular, mas o formulário que mandaram é complicado. Liguei no 135, mas ninguém sabia me ajudar. Acho que respondi errado e por isso vim pessoalmente”, reclamou. Apesar da confusão, ela decidiu aderir ao acordo para tentar recuperar o que perdeu.
Aos 79 anos, Altina Rosa Caldeira Talasso, fez sua terceira ida aos Correios. “Descobri o desconto quando fui ao banco e me ofereceram empréstimo. Me disseram que desde 2023 estão tirando R$ 45 do meu benefício. Nunca autorizei. Espero que hoje seja a última vez que venho resolver isso”, disse. Ela relatou que já tentou contato com o INSS, mas sem sucesso. “Minha expectativa é alta para receber, porque eu nunca mandei ninguém tirar esse dinheiro”, destacou.
A aposentada Vera Lúcia Nazário, de 72 anos, enfrentou um trajeto cansativo para tentar resolver a situação. “Saí de casa às 6h30, peguei dois ônibus. Tenho seis pinos na coluna e estou aqui em pé esperando”, contou, revoltada. Ela afirma que os descontos vêm ocorrendo há muitos anos, com valores que variam entre R$ 30 e R$ 46. “A gente trabalha a vida inteira, comecei com 12 anos. Isso é injusto”, reclamou.
Já Joel Luís do Nascimento, de 68 anos, chegou às 4h30 da manhã aos Correios. Foi a primeira vez que procurou atendimento. “Estão tirando R$ 25 do meu benefício há seis anos. Agora quero ver o que é isso e tentar receber. Nem fiz as contas ainda, mas sei que é meu direito”, lamentou.
O acordo oferecido pelo INSS vale para beneficiários que já haviam feito a contestação de descontos indevidos, em geral relacionados a associações e serviços não autorizados.
Pagamentos - O primeiro lote de pagamentos será liberado em 24 de julho. A liberação seguirá ordem cronológica de adesão, ou seja, quem aderir antes recebe primeiro. Serão feitos até 100 mil pagamentos por dia, até que todos os casos elegíveis sejam finalizados. Veja, abaixo, como aderir no aplicativo Meu INSS a acordo para devolução de descontos indevidos.
Quem preferir pode procurar uma agência dos Correios credenciada para receber orientação e concluir a adesão presencialmente. A participação é gratuita e não exige envio de documentos.
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