ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Por dia, 8 são pegos dirigindo sem CNH em Campo Grande, a maioria sobre 2 rodas

De janeiro até agora, 1.795 condutores foram autuados por conduzir veículo, a maioria motociclistas, sem carteira de habilitação

Viviane Oliveira | 23/07/2020 07:59
Os veículos com documentação atrasada são guinchados e levados para o pátio do Detran (Foto: divulgação)
Os veículos com documentação atrasada são guinchados e levados para o pátio do Detran (Foto: divulgação)

No fim de semana dois acidentes graves foram causados por motoristas sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em um intervalo de pouco mais de 1 hora na Avenida Guaicurus, uma das principais vias que corta vários bairros localizados na saída para São Paulo, na região sul de Campo Grande. Em média, segundo dados do Detran (Departamento Estadual de  Trânsito em Mato Grosso do Sul), a cada 3 horas, oito condutores são flagrados na Capital dirigindo sem o documento.

De janeiro até agora, 1.795 condutores foram autuados por conduzir veículo, a maioria motocicletas, sem carteira de habilitação. Na última segunda-feira (20), em 3 horas e 30 minutos, 17 pessoas foram punidas pelo mesmo motivo, durante blitz realizada pelo Detran em conjunto com policiais do BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito). A ação foi na Avenida Duque de Caxias, entre 15h30 e 18h.

Segundo o diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, o foco principal das ações são as autuações da lei seca. O álcool representa 50% das mortes no trânsito, principalmente no período noturno. Porém, segundo o diretor a quantidade de condutores sem habilitação ou com habilitação vencida, principalmente motociclistas, tem chamado atenção e preocupado.

"Moto já é um veículo perigoso. A gente tem que alertar as pessoas. Hoje em dia há muita facilidade em tirar a CNH", destaca  Rudel Trindade.

O chefe da fiscalização do órgão, Ruben Ajala Júnior, explicou que diariamente os agentes estão nas principais ruas e avenidas realizando blitze para coibir infrações de trânsito. “Do início do mês até o momento, já realizamos cerca de dezessete operações com o intuito de identificar abusos no trânsito", diz.

A multa por dirigir sem carteira, infração considerada gravíssima, é de R$ 880,41. Nestes casos,  a penalidade é vinculada ao veículo. Ou seja, caso o condutor não seja o dono do automóvel, o proprietário fica com a infração e responde por confiar ou entregar a direção para pessoa não habilitada.

Na blitz realizada na última segunda-feira na Avenida Duque de Caxias foram autuados 17 condutores por dirigir sem CNH (Foto: divulgação)
Na blitz realizada na última segunda-feira na Avenida Duque de Caxias foram autuados 17 condutores por dirigir sem CNH (Foto: divulgação)

Para Ajala, um dos fatores que influenciam a falta de documentação entre os motociclistas está relacionado, pelo menos na maioria da vezes, com a facilidade na aquisição de uma motocicleta. Enquanto isso, a documentação acaba ficando em segundo plano.

Acidentes - Os acidentes registrados na Avenida Guaicurus no último domingo envolveram dois motoristas de carro de 22 e 58 anos. Os dois não têm a documentação para dirigirem veículos e foram autuados na Depac/Cepol por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e por dirigir, em via pública, sem a devida permissão.

O primeiro caso aconteceu às 17h12, no Bairro Universitário. Em um GM Monza, o rapaz mais novo fazia manobra de marcha à ré quando colidiu o automóvel contra a motocicleta pilotada por uma mulher de 32 anos. Ele não ficou ferido. Já a mulher sofreu fratura exposta na perna direita e foi socorrida à Santa Casa, onde recebeu tratamento e foi liberada ontem (22).

O outro acidente, entre um VW Gol verde e uma moto Yamanha azul, foi registrado às 18h24 do mesmo dia, no Jardim Colibri. O autor seguia na via quando numa bifurcação com a Rua da Armação fez conversão à esquerda e colidiu de frente com a motocicleta conduzida por um homem de 38 anos.

A vítima sofreu TCE (Traumatismo Craniano Encefálico) e ferimento extenso no nariz. Foi levada pelo Corpo de Bombeiros para o Prontomed da Santa Casa, onde passou por procedimento cirúrgico. Além de dirigir sem CNH, o autor também estava com licenciamento do carro atrasado. Por casa da situação, o veículo foi apreendido e levado para o pátio do Detran.

Nos siga no Google Notícias