A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

02/08/2019 11:21

Por mais rigor, prefeito lança código de ética dos servidores

Marquinhos afirma que documento vai mostrar os direitos e deveres dos servidores durante sua gestão

Leonardo Rocha e Fernanda Palheta
Prefeito Marquinhos Trad (PSD) assinou a criação do código de ética no seu gabinete (Foto: Fernanda Palheta)Prefeito Marquinhos Trad (PSD) assinou a criação do código de ética no seu gabinete (Foto: Fernanda Palheta)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) lançou hoje (02), durante a manhã, o novo código de ética dos servidores municipais. Ele explicou que o documento estabelece as normas e deveres dos trabalhadores, para combater condutas impróprias dentro da sua gestão.

“O código é uma norma de comportamento que os servidores devem se portar. As leis sempre surgem quando os direitos são violados, assim ocorreu, por exemplo, quando criaram o estatuto dos idosos”, disse Marquinhos, durante assinatura do código, dentro do seu gabinete.

Ele citou exemplos de “má conduta” de servidores dentro da sua gestão, como o desrespeito de chefes (repartições) com os funcionários, até casos de crimes, como os guardas municipais que foram demitidos, após passarem por processo interno. “Eles tiveram a devida defesa e depois foram exonerados”.

Marquinhos justifica que com este código haverá um “embasamento maior” ao servidor sobre seus direitos e deveres. Ainda argumentou que a sua gestão foi a que mais realizou demissões. “São seis publicações (demissões) apenas hoje e mais oito que estão na minha mesa”, adiantou.

Categoria - O prefeito reconheceu que a Guarda Municipal possui vários processos abertos para avaliar conduta, no entanto justificou que isto se deve a sua função, que é diferente de outras áreas. “Os guardas precisam fazer as abordagens e contato direto com o crime, diferente de um servidor que fica dentro de gabinete”.

Para o secretário da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência, Luiz Afonso de Freitas, o novo documento vai “padronizar” a conduta dos servidores, com regras bem definidas que devem ser cumpridas. Todas as normas serão divulgadas no Portal de Transparência da Prefeitura, assim como no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions