ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeito estuda permuta com igreja para ampliar área no Jardim Noroeste

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 16/01/2015 12:27
Olarte votou em eleição e  disse que está "afinado" com igreja. (Foto: Kleber Clajus)
Olarte votou em eleição e disse que está "afinado" com igreja. (Foto: Kleber Clajus)

A prefeitura de Campo Grande pode fazer permuta de áreas com a igreja católica para garantir mais terrenos no Jardim Noroeste, na saída para Três Lagoas.

O bairro, que vai receber a favela Cidade de Deus, atualmente localizada no Dom Antônio Barbosa, vai precisar de reforço na infraestrutura. Segundo o prefeito Gilmar Olarte (PP), as áreas permutadas receberiam praças, locais para esporte ou mesmo habitação.

Segundo ele, a negociação com a arquidiocese começou após visita do bispo Dom Dimas e representantes da área de assistência social, que solicitaram ao prefeito que os convênios sejam pagos em dia. “Estamos afinados com a igreja católica. Para, inclusive, permutar áreas, quarteirões no Noroeste”, diz Olarte, que é pastor evangélico.

O prefeito não disse que áreas seriam repassadas à arquidiocese em troca dos terrenos no Jardim Noroeste.

Prevista para ontem, a mudança das 240 famílias foi adiada à espera de reforço policial. Nesta sexta-feira, o prefeito afirmou que a estrutura está pronta para os novos moradores. “A justiça que segurou [a transferência]. Já fui lá inspecionei ao local, fui à UBSF do Noroeste”, diz, após votar na eleição da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

A Unidade Básica de Saúde da Família terá reforço de uma nova equipe, composta por médico, enfermeiro, odontólogo, auxiliar de dentista, dois técnicos de enfermagem e seis agentes de saúde.

Conforme Olarte, a prefeitura aguarda resposta da PM (Polícia Militar) para fazer a mudança. A transferência da favela Cidade de Deus foi definida pela justiça em 5 de dezembro de 2014. A distância entre os dois bairros é de 25 quilômetros.

Disputa - A mudança também resultou em desapropriações no Jardim Noroeste. No dia 30 de dezembro do ano passado, o aposentado Arthur Altounian obteve na justiça a reintegração de posse. Ele denunciou que a prefeitura invadiu área particular.

No dia 7 de janeiro, a administração municipal desapropriou a área de 4,8 mil metros quadrados e a defesa do aposentado prometeu recorrer da decisão. Nesta semana, mais seis lotes foram desapropriados.

Nos siga no Google Notícias