Prefeitura adota a legenda “pra cego ver” em publicações nas redes sociais
Objetivo fazer com que as pessoas com deficiência visual consigam compreender a imagem por meio da audiodescrição

A Prefeitura de Campo Grande vai adotar, a partir desta sexta-feira (10), a legenda “ #Pra cego ver” em todas as publicações com fotos divulgadas tanto no site quanto nas redes sociais oficiais do Executivo.
Esta hashtag, ou palavra chave, já é usada em outras cidades e tem por objetivo fazer com que pessoas com deficiência visual consigam compreender a imagem por meio da audiodescrição.
Lei que trata sobre o assunto foi publicada no Diário Oficial com detalhes sobre como a hashtag deverá ser usada. Conforme a publicação, a descrição deverá ser feita da esquerda para direita, de cima para baixo, seguindo a ordem natural de leitura e escrita usadas no ocidente.
Informações sobre cores e elementos da foto deverão estar presentes criando uma sequência lógica para quem está ouvindo. A orientação é sempre considerar os princípios da audiodescrição para produzir as legendas.
A lei que passa a vigorar, a partir de hoje, determina que as imagens sejam descritas sem nenhum julgamento ou opinião.
No instagram da Prefeitura, a primeira imagem com a legenda é sobre o dia da pizza, com dicas sobre isolamento social para evitar a propagação do coronavírus.
“Pra cego Ver” é um projeto criado em 2012 pela professora baiana Patrícia Braille. Em 2018, já tinha sido adotado nas publicações oficiais de Fortaleza (CE), passando a se espalhar por outras empresas e municípios.