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Capital

Prefeitura adota a legenda “pra cego ver” em publicações nas redes sociais

Objetivo fazer com que as pessoas com deficiência visual consigam compreender a imagem por meio da audiodescrição

Por Maressa Mendonça | 10/07/2020 12:54
Primeira publicação da Prefeitura de Campo Grande nas redes sociais com a legenda "Pra cego ver" (Foto: Reprodução)
Primeira publicação da Prefeitura de Campo Grande nas redes sociais com a legenda "Pra cego ver" (Foto: Reprodução)


A Prefeitura de Campo Grande vai adotar, a partir desta sexta-feira (10), a legenda “ #Pra cego ver” em todas as publicações com fotos divulgadas tanto no site quanto nas redes sociais oficiais do Executivo.

Esta hashtag, ou palavra chave, já é usada em outras cidades e tem por objetivo fazer com que pessoas com deficiência visual consigam compreender a imagem por meio da audiodescrição.

Lei que trata sobre o assunto foi publicada no Diário Oficial com detalhes sobre como a hashtag deverá ser usada. Conforme a publicação, a descrição deverá ser feita da esquerda para direita, de cima para baixo, seguindo a ordem natural de leitura e escrita usadas no ocidente.

Informações sobre cores e elementos da foto deverão estar presentes criando uma sequência lógica para quem está ouvindo. A orientação é sempre considerar os princípios da audiodescrição para produzir as legendas.

A lei que passa a vigorar, a partir de hoje, determina que as imagens sejam descritas sem nenhum julgamento ou opinião.

No instagram da Prefeitura, a primeira imagem com a legenda é sobre o dia da pizza, com dicas sobre isolamento social para evitar a propagação do coronavírus.

“Pra cego Ver” é um projeto criado em 2012 pela professora baiana Patrícia Braille. Em 2018, já tinha sido adotado nas publicações oficiais de Fortaleza (CE), passando a se espalhar por outras empresas e municípios.