ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeitura espera retomar instalação de lâmpadas de LED em agosto

Agetran vai definir linhas de ônibus em que ruas estão às escuras para fazer melhorias na iluminação

Richelieu de Carlo | 18/07/2017 15:01
Trabalhadores fazem troca de lâmpada em avenida da Capital, antes do TCE determinar a suspensão do serviço. (Foto: Fernando Antunes)
Trabalhadores fazem troca de lâmpada em avenida da Capital, antes do TCE determinar a suspensão do serviço. (Foto: Fernando Antunes)

 A Prefeitura de Campo Grande espera iniciar até o fim do mês de agosto a instalação das 16.126 lâmpadas de LED compradas no ano passado, que estavam impedidas de ser instalados por irregularidades na compra.

Para tanto, falta decidir os locais e a empresa responsável pela implantação do novo sistema, já que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) autorizou a utilização das luminárias com aval da Justiça, que determinou o rompimento do contrato entre o município e a empresa Solar Distribuição e Transmissão, que forneceu e faria a instalação.

Conforme o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, ainda estão sendo realizadas reuniões entre pastas para definir os locais que mais carecem da nova iluminação.

Além da Secretaria de Segurança, que vai apontar os locais mais perigosos da Capital, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) vai mapear as linhas de ônibus que passam por ruas escuras e tentar solucionar este problema.

“Estamos discutindo a forma e os locais de instalação, mas em agosto já devemos iniciar”, afirma Rudi. Entretanto, a escolha da empresa que fará o serviço pode ser um entrave para esse planejamento, pois falta definir como será a forma de contratação. Uma licitação pode se arrastar por meses.

Outro fator que será levado em consideração é a estrutura da fiação da iluminação dos locais públicos de Campo Grande, já que este era um dos questionamentos que levou à interrupção da troca das luminárias incandescentes para LED.

“Temos que fazer uma inspeção, a fiação mais antiga talvez precise ser trocada, mas não é de maneira generalizada”, explica o chefe da Secretaria de Infraestrutura.

Caso o plano de iniciar em agosto se concretize, os trabalhos serão retomados na véspera de fazer um ano da paralisação por determinação do TCE.

No dia 14 de setembro de 2016, o órgão mandou suspender o serviço atendendo pedido da Câmara Municipal devido a suspeitas de irregularidades na contratação da empresa mineira Solar Distribuição.

No início deste mês, a Justiça homologou acordo entre Prefeitura, Ministério Público Estadual e empresa fornecedora pela rescisão do contrato supostamente irregular, mas pela não devolução do que já foi entregue.

Ao todo o município gastou R$ 20,5 milhões em cerca de 20 mil luminárias de LED. Fora os custos com a estocagem neste quase um ano em que estiveram em contêineres no pátio da Sisep.

Nos siga no Google Notícias