A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

27/02/2016 11:23

Prefeitura faz mutirão para tentar reduzir fila de espera de exame

Mariana Rodrigues e Antonio Marques
Centenas de pessoas foram até a Central do Cidadão nesta manhã. (Foto: Fernando Antunes)Centenas de pessoas foram até a Central do Cidadão nesta manhã. (Foto: Fernando Antunes)

A Prefeitura de Campo Grande retomou o Fila Zero neste sábado (27), Na Central de Atendimento do Cidadão, onde são realizados agendamentos de exames de ressonância magnética para pacientes que possuem solicitação protocolada há muito tempo. Ao todo eles esperam cadastrar 1.940 pessoas.

Já foram cadastradas na manhã de hoje 1.778 pessoas que aguardavam na fila, essas pessoas estavam pré-agendadas, conforme assessoria de imprensa da Sesau (Secretária Municipal de Saúde) e receberam ligação Central de Regulação para irem até a Central para terem seus exames marcados.

O atendimento aos pacientes acontece das 8 às 17 horas de hoje e conforme a assessoria, são esperados em média 500 pessoas por período. "Essas pessoas receberam um ligação da Secretaria informando que eram para comparecer na Central. Uma parte foi convocada para o período da manhã, outra para o período da tarde".

A aposentada Ana Aparecida Vieira, 66 anos, mora no Bairro Guanandi e estava esperando desde o mês de dezembro do ano passado para fazer a ressonância no joelho. "Eu tenho artrite e artrose e agora saí com meu exame marcado para a próxima sexta-feira", conta.

Eulógio Zorrilha, 50 anos, trabalha em um frigorífico e também foi marcar sua ressonância, ele avalia que o atendimento foi rápido, após oito meses de espera. "Tenho hérnia de disco na lombar e estava aguardando a ressonância desde junho de 2015", diz ele que saiu de lá com agendamento marcado para o próximo sábado, 5 de março.

Ana Aparecida e Eulógio Zorrilha, à direita, saíram com seus exames marcados. (Foto: Fernando Antunes)Ana Aparecida e Eulógio Zorrilha, à direita, saíram com seus exames marcados. (Foto: Fernando Antunes)

De acordo com informações da assessoria, para realizar esses exames e atender toda a demanda, além da rede pública, foi contratada uma rede particular par atender a esses pacientes. Eles orientam ainda que apenas pessoas que receberam a ligação da Central de Regulação compareça ao local para marcar os exames, pois somente essas pessoas serão atendidas.

O atendimento ocorre por ordem de chegada dentro da data e horário estabelecido nos contatos telefônicos. O paciente será acolhido pela equipe de apoio que emitirá uma senha para o atendimento com os profissionais do Cartão do SUS, que farão a atualização do cadastro no sistema informatizado.

O Mutirão “Fila Zero” será reimplantado nos mesmos moldes em que foi determinado pelo prefeito Alcides Bernal (PP) durante a primeira fase de seu mandato, obedecendo a meta de dar plena qualidade de saúde para a população campo-grandense.

Estão envolvidos 23 profissionais de saúde das Diretoria de Regulação em Saúde, Coordenadoria de Regulação Ambulatorial, Coordenadoria de Controle e Avaliação da Atenção em Saúde e o Serviço do Cartão Nacional de Saúde.
Para atendimento, os pacientes deverão comparecer munidos dos documentos pessoais (CPF, RG e Comprovante de Residência).

Sesau atenderá 350 pacientes do projeto Fila Zero no CEM
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) vai realizar o 5º mutirão do programa Fila Zero, às 7 horas deste sábado. As atividades serão no CEM ...
Sesau atende pacientes do projeto Fila Zero neste sábado
O 4º mutirão do Programa Fila Zero será realizado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) neste sábado (22), às 7h, no CEM (Centro de Especialidad...
Projeto Fila Zero é realizado neste sábado em diversas modalidades
Mais uma etapa do projeto Fila Zero será realizada neste sábado (08) pela Secretária Municipal de Saúde. No Centro de Especialidades Médicas serão of...
Fila Zero terá atendimento de oftalmologia e psiquiatria neste sábado
Mais uma etapa do Programa Fila Zero acontece neste sábado (30) com o atendimento aos pacientes que estão na fila de espera para as especialidades de...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions