Prefeitura inaugura Funsat nas Moreninhas com 250 vagas e cursos gratuitos
Nova unidade da agência de empregos funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
A Prefeitura inaugurou nesta quarta-feira (17) o Polo Funsat Moreninhas, localizado na Rua Anacá, 699, criando um novo espaço de apoio ao trabalhador da região. A unidade, que passa a integrar oficialmente os serviços da Funsat (Fundação Social do Trabalho), oferecerá intermediação de empregos, capacitações profissionais e assistência em documentos essenciais. Em 2026, o atendimento será regular e permanente.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Prefeitura de Campo Grande inaugurou o Polo Funsat Moreninhas, na Rua Anacá, 699, oferecendo intermediação de empregos, capacitações profissionais e assistência documental. A unidade disponibiliza 250 vagas distribuídas em 50 ocupações, com participação de 13 empresas no recrutamento. O novo polo oferecerá cursos gratuitos em diversas áreas, incluindo atendente de farmácia, cuidador de idosos e assistente administrativo. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, atendendo uma região que representa 15% dos alunos das capacitações da Funsat e 10% da procura por vagas de emprego.
O Polo Funsat Moreninhas funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, oferecendo mais proximidade e acesso aos serviços para os moradores de uma das regiões mais populosas da cidade.
- Leia Também
- Agência oferta 1,2 mil vagas de trabalho para 141 funções nesta terça
- Semana termina com 1,2 mil vagas de trabalho abertas na Capital
Durante a cerimônia, a prefeita Adriane Lopes (PP) destacou que a nova agência de empregos representa uma entrega concreta à população local. “Esse polo vai capacitar pessoas e dar mais oportunidades para quem deseja trabalhar. É assim que a Prefeitura trabalha: investindo em escolas de educação infantil para que as mães solos possam deixar seus filhos com boa educação e, através da Funsat, conquistando seu espaço no mercado de trabalho. Seguimos investindo no esporte, na educação, no trabalho, na assistência e na infraestrutura. Isso vamos entregar à população”, afirmou.
O diretor-presidente da Funsat, João Henrique Bezerra, explicou que a abertura do polo atende a um pedido recorrente dos moradores. Segundo ele, a região já representa 15% dos alunos das capacitações da Funsat e cerca de 10% de toda a procura por vagas de emprego. “Uma missão na qual pretendemos auxiliar no crescimento das pessoas, para que mais oportunidades e inclusão sejam geradas. Queremos que esse polo facilite e melhore a vida das pessoas”, disse.
A inauguração contou com o workshop “Biscoitos Natalinos”, realizado dentro de uma carreta-sala do Senai-MS. A instrutora Meiryelle Deboleto destacou o impacto do ensino profissionalizante. “Ele muda a forma de a pessoa enxergar o mundo e determina a melhora de renda e do acesso a novas chances no mercado de trabalho”, afirmou.
Representando o Senai-MS, o gerente regional Jeancarlos Lucietto reforçou a importância da qualificação diante das demandas atuais do mercado. “É tão importante para a nossa cidade a construção de um espaço dedicado ao emprego. O mercado está aquecido e buscamos qualificar pessoas para atender essa demanda”, disse.
Moradoras da região também comemoraram a chegada do novo serviço. A aluna do workshop, Sara Barros, 51 anos, avaliou o polo como uma alternativa real de progresso.
“É um incentivo para o estudo e para se candidatar a vagas de emprego. Já trabalhei como autônoma e a capacitação foi decisiva para garantir renda”, relatou.
Para Marilei Vieira, 56 anos, a expectativa é de grande procura pelos atendimentos.
“Foi uma das melhores coisas que aconteceram nas Moreninhas nos últimos anos. Vai ajudar muito, inclusive no desenvolvimento da região”, afirmou.
Intermediação de vagas e serviços ao trabalhador
Na primeira semana, o foco do polo será captar mão de obra local para 250 vagas anunciadas. Os moradores poderão consultar as triagens diárias, assim como ocorre na sede da Funsat, na Rua 14 de Julho.
As oportunidades estão distribuída entre 50 ocupações. Analistas de Recursos Humanos de 13 empresas participaram do recrutamento, incluindo Assaí Atacadista, Atacadão, Grupo Pereira, Instituto João Bittar, Morena Atacadista, Tomazelli, Guatós, Grupo Mais Farmácia e JBS Couros.
Além da intermediação, o Polo Moreninhas oferecerá orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e, futuramente, atendimentos para emissão de RG. A unidade pertence à Administração Municipal e será reorganizada pela Funsat para ampliar a oferta de serviços.
Durante a abertura, foram disponibilizadas matrículas para três formações iniciais:
- Curso de Verão “Jornada do Futuro” – 20h
- Atendente de Farmácia – 60h
- Cuidador de Idosos – 80h
O novo polo também receberá cursos dos programas Qualifica, Pronatec e Mulheres Mil, oferecendo formações em áreas como assistente administrativo, informática básica, primeiros socorros, manipulação de alimentos, marketing digital, introdução à inteligência artificial, barbeiro e auxiliar de Recursos Humanos.
Uma parceria entre Prefeitura, Funsat e Senai-MS prevê ainda um termo de cooperação para instalação de um container-sala de aula, ampliando a oferta de capacitações na unidade.




