A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

28/01/2019 14:47

Prefeitura já notificou 400 grandes geradores de lixo a arcar com coleta

Chamadas de grandes geradores de resíduos sólidos precisam se cadastrar na Prefeitura de Campo Grande

Mayara Bueno
Caminhão da Solurb em via de Campo Grande. (Foto: Arquivo).Caminhão da Solurb em via de Campo Grande. (Foto: Arquivo).

Até agora, 400 empresas consideradas grandes geradoras de lixo já foram notificadas pela Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), segundo o titular da pasta, Luiz Eduardo Costa.

A medida é necessária porque o decreto editado pela Prefeitura de Campo Grande, em setembro, prevê às empresas que produzem 50 quilos ou 200 litros de lixo devem se responsabilizar pela coleta e destinação dos resíduos sólidos. Hoje, quem faz o serviço é a Solurb, contratada pelo município.

Apesar de o prazo de cadastro ter esgotado no começo do ano, muitos empresários buscaram a Prefeitura de Campo Grande alegando que ainda restava dúvida e pediram mais tempo. Até março, a concessionária do serviço de recolhimento de lixo vai buscar os resíduos sólidos, mas cobrar um valor à parte.

Isso vai acontecer até março, segundo disse o secretário da Semadur em ocasião anterior. A partir do cadastramento, será criado um sistema que vai gerenciar e acompanhar as atividades dos grandes geradores.

O total das empresas enquadradas ainda é desconhecido. “Não temos esse número. A Prefeitura nunca fez e este é o primeiro ano da nova regra. Agora, se a pessoa já faz essa quantidade de volume, ela tem de que ir, não precisa esperar ser notificada pelo município, tem obrigação de ir”.

Segundo a Prefeitura da Capital, as empresas que se enquadram no volume estabelecido devem acessar o site da Semadur, verificar os documentos necessários para pedir o cadastro, fazer o download dos arquivos e protocolar o requerimento na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Marechal Rondon, 2655, das 8 às 16 horas.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions