ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura quer diminuir “exigência de qualificação” para obra na rotatória

Nova Licitação deve ser lançada no início da semana que vem, depois de certame não ter recebido nenhuma proposta

Izabela Sanchez | 28/08/2019 13:31
Trânsito na rotatória no horário do almoço; nesta quarta-feira, atipicamente, tráfego era tranquilo (Foto: Henrique Kawaminami)
Trânsito na rotatória no horário do almoço; nesta quarta-feira, atipicamente, tráfego era tranquilo (Foto: Henrique Kawaminami)

A exigência de “qualificação técnica” para participar da licitação de reforma da rotatória da Rua Joaquim Murtinho com a Ceará pode ter afastado as empresas, que não apresentaram nenhuma proposta ao certame. É a avaliação do titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) Rudi Fioresi.

A Prefeitura pretende lançar nova licitação já no início da semana que vem, mas dessa vez, conforme explicou o secretário, o edital não deve exigir que a empresa tenha experiência em obra semelhante.

“A gente está analisando se faz alguma alteração de qualificação técnica, mas o preço já analisamos e está dentro do preço de mercado”, afirmou Rudi, sobre o valor de referência estabelecido em R$ 836.458,81.

“No edital tem uma parte de exigência de qualificação técnica, tem que demonstrar na qualificação técnica que já fizeram obras semelhantes, mas como é uma obra pequena, estamos pensando em diminuir a exigência”, disse.

Obra - A principal demanda pela obra, segundo a Prefeitura, é o fluxo intenso de veículos na rotatória. Levantamento da atual gestão afirma que passam por ali, aproximadamente, 68 mil veículos todos os dias.

A licitação estabelece, na exigência de execução, melhorar a capacidade de acomodação de grandes veículos de carga e de transporte coletivo. Para isso, determinou que a obra deveria implementar raio de curvatura na rotatória, preferencialmente, entre 15 e 20 metros.

Outro detalhe, afirma o documento técnico, é a “seção transversal” da pista rotatória. Segundo a exigência da licitação, deve ser inclinada para fora do centro da rótula “para não provocar aumento de velocidade” e melhor a visibilidade dos veículos.

O destaque da Prefeitura é a instalação de semáforos inteligentes, para controlar melhor o tempo de abertura dos sinais, permitindo que a faixa com maior fluxo de veículos tenha prioridade. O controle será feito “em tempo real”, com auxílio de câmeras de segurança.

Nos siga no Google Notícias