A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

25/01/2011 22:52

Prefeitura reclassifica imóveis e valor do IPTU em 2012 pode ser reduzido

Angela Kempfer

Haverá padrão inferior, médio e superior, dentro de cada grupo já existente

A partir de 2012, os imóveis de Campo Grande serão enquadrados em novas subcategorias, o que pode, inclusive, reduzir os valores do imposto para alguns contribuintes.

Hoje os imóveis são classificados em apenas 5 níveis: precário, popular, médio, fino e luxo. Com a mudança, a diferenciação será entre 15 faixas. Serão criadas 3 subcategorias em cada uma das 5 classificações atuais.

Haverá o padrão inferior, médio e superior, dentro de cada grupo já existente. Por exemplo: fino inferior, fino médio e fino superior.

A ideia foi apresentada no fim do ano passado à Câmara Municipal, como parte do acordo para a aprovação do projeto do IPTU para 2011. A intenção é esmiuçar os padrões de imóveis da Capital, para cobrança mais justa do imposto.

Segundo o secretário de Finanças, Paulo Nahas, a “parte burocrática já foi resolvida e agora começa o trabalho em campo”. A Prefeitura deve iniciar ainda neste semestre a reclassificação dos imóveis, dentro das subcategorias, com visitas dos técnicos aos prédios.

Atualmente, existe uma diferença grande de preços dos imóveis da forma como são classificados. O valor pode ser 3 vezes maior, apenas de um padrão para o seguinte. Com a reclassificação, a prefeitura cria valores intermediários, por isso a possibilidade de redução para os moradores.

Avaliação - No entanto, Nahas defende que os mecanismos utilizados hoje já prezam pela justiça fiscal. Para determinar o valor cobrado de IPTU, a Prefeitura tem como base a Planta Genérica de Valores, enviada mensalmente pela Câmara de Valores Imobiliários.

Segundo o secretário, os preços que integram a tabela são do metro quadrado do imóvel comercializado. “Mas nunca, em nenhuma hipótese, usamos como base o valor fixado na Planta, sempre temos como referência preço menor que o do mercado.”



sou morador de apto novo, ao receber no ano passado o primeiro IPTU, solicitei vistoria da prefeitura em dezembro, recebi uma resposta não educada no mes de março que meu apto foi devidamente classificado conforme a construtora informou e que se eu quisesse uma vistoria deveria contratar um engenheiro do sindicato dos imoveis para fazer pericia e depois mostrar o resultado a prefeitura, só para dar pequeno exemplo: todos os 76 aptos estão classificados como "de frente", com piso de tábua corrida ( é cerãmico), teto de alvenaria ( é de gesso) e ainda super valorizado com preço incompativel para venda (caso quisesse vende-lo), acredito que isso é um desrespeito ao cidadão e infelizmente nao tem como reclamar, solicitar apoio, nem pra justiça e nem para promotoria, o tempo passou, veio o segunda ano de IPTU, meu imovel continua da mesma forma, e mais caro.......
 
Sergio Correa em 26/01/2011 12:41:07
papo furado de politico,eles estão só acalmando a população mas vai só piorar...meu voto ñ adinta contar mais..depois ñ vem com ladainha pq vcs pisaram feio na bola..
 
wilson dourado em 26/01/2011 12:10:03
O aumento praticado no IPTU, 2011, é absuivo e injusto, Entendo que a promotoria, ou defensoria pública deveria orientar o contribuinte acerca dos caminhos legais para podermos recorrer deste abuso, enquanto não chega as eleições, A inflação no pdo não passou de 5,84 tudo que for acima disso é extorsivo, abusivo. ainda mais nos bairro onde não houve melhorias.
 
Valter Alves Delgado em 26/01/2011 10:47:39
O IPTU é um imposto sobre a propriedade do imóvel e não sobre a suposta venda do imóvel. O IPTU deveria crescer conforme a desvalorização da moeda (inflação) e o valor da venda imóvel sofre a impostação do ITBI, este sim deve ocorrer sobre o valor venal do imóvel, a partir desta transação o IPTU pode ser reavaliado.

Acredito que orçamento do Município p/2001 não deva ter crescido 41,35%, como cresceu o meu IPTU.

A promessa de rever o IPTU é somente para acalmar a população.
 
pedro renato de almeida lara em 26/01/2011 10:43:23
Mais uma vez postando aqui..lendo todos que deixaram mensagens, deixo mais uma sugestão.

Porque a prefeitura NÃO EXPLICA a ninguem a forma de avaliação,e quanto significa de indice para o valor final um imovel ter classificação de frente ou atras, piso de ceramica ou madeira corrida, teto de lage ou forro de gesso, e demais indicadores que constam na cobrança do IPTU.

Estas informações deveriam ser claras e objetivas, disponibilizadas no site da PMCG, desta forma cada cidadão entraria no site, colocaria a numero de sua matrícula e teria online todas as informaçoes e cálculos do valor do seu IPTU....simples...!! Mas, se ppodemos complicar..pra que descomplicar.....!!!

 
Sergio Correa em 26/01/2011 10:14:12
quero que prefeito ande no nosso bairro parque residencia jardim belinarte para ele ver a buraquera que esta nossas ruas dia de chuva a rua parece um o rio aquidauana ja faz oito anos que na passa uma patrola la para aruma a rua o iptu cada ano so sobe
 
ilson acosta salomao em 26/01/2011 10:13:31
A voracidade dessa cambada que esta no poder é assustadora, e o que é pior, eles são escolados, quando querem nosso dinheiro, criam leis, e nessas leis cometem uma extorsão legalizada. Depois exploram os cofres com materiais superfaturados, obras que nunca acabam e sempre dando preferencia a empresas fora do Estado, ou seja empresas dos amigos. Enfim, levam nosso dinheiro para o Paraná e ninguem faz nada para impedir. A taxa de esgoto é uma ofensa a nossa inteligencia, mas eles puseram na lei e quando questionados alegam que está dentro da legalidade. Mas tambem não adianta querer trocar bosnia por mesnia, é preciso trocar de verdade, gente que não vive de politica, que não sai de dentro do cofre saqueando. gente que ama a cidade e quer o nosso desenvolvimento, melhores ruas e não essas ruas esburacadas e cheia de remendos, gente que cuida dos doentes que superlotam os postos de saude, gente que defende o patrimonio publico e não os que distribuem o dinheiro aos amigos, gente que tratara da questão do transito, que é o pior que já vi, e que todos os dias deixam vitimas de uma falta de responsabilidade e total descaso pela população da capital.
 
Horlando Paes de Mattos em 26/01/2011 10:08:13
gostaria que tivessem uma vistoria e medidas em todas as casas de campo grande para lançar o iptu de 2012, pois este ano foi uma loucura dobraram o iptu, enquanto muitos andam crescendo as casas modificando etc, cada mansão e muitas das vezes sao insentos, pagam pouquissimo, e é linda a casa por dentro e grande, forrada, enorme toda modificada, olhando por fora e feia, com asfalto etc. ainda fala que bairro considerado favela, ex. bairro vila nasser, saida de s.paulo, saida de cuiaba, rochedo, ai falam que e melhoria, no bairro sao francisco isto e brincadeira, so se for de mato e caramujo que e praga aqui.
 
GUIA MARIA ANTONIA FERREIRA em 26/01/2011 09:31:26
Primeiro que é noticia velha, já foi dada esta noticia aqui no Campo Grande News, provavelmente a prefeitura pediu para refazerem para o povo que está reclamando baixar a bola, isso é tudo balela, então esse ano nós vamos ter que engolir seco e pagar o preço absurdo que veio no IPTU, mas disso eu não tinha duvidas, esta noticia esta sendo dada no começo do ano, na hora do IPTU do ano que vem eles vão subir um pouco menos do que subiram este ano e bola pra frente, ninguem vai lembrar da noticia e quem lembrar vai ouvir a explicação de que, "nós subimos menos este ano e este era o compromisso da prefeitura com nossos eleitores" quando afirmarem que a prefeitura se comprometeu a baixar o IPTU, vão ouvir:"baixar? baixar o IPTU? isso não existe, dissemos que iriamos subir menos". E é isso aí.
 
Maximiliano Nahas em 26/01/2011 09:29:25
Conversa para boi dormir! Certeza que vai subir o valor do IPTU.
 
Paulo Tosi em 26/01/2011 09:18:09
Esse é um "Cala a boca", para o contribuinte pagar o 2011 quietinho e esperar que em 2012 um milagre aconteça e reduza o valor absurdo do IPTU (como disseram : "Pode" reduzir os valores do imposto para "alguns contribuintes"). O engraçado é que quando chegam as eleições o povo parece ter amnésia e volta a reeleger a mesma cambada. Vamos acordar sulmatogrossenses . "Isso é uma Vergonha !!"
 
JOSE MEDEIROS CASTRO em 26/01/2011 09:15:07
Só bobo acredita, 2012 os cupinchas tem que serem eleitos ou reeleitos.
 
Antonio Messias Barbosa em 26/01/2011 09:13:43
Com certeza esta nova medida vai aumentar nunca eles faram algo para diminuir imposto......Concordo com ocomentario acima de Ricardo Lopes " O importante é não esquecer disto tudo na hora que formos voltar as urnas, desde o prefeito até cada vereador",anotem o nome de todos e guardem para a próxima eleição. Responsabilidade fiscal não é "sangrar" contribuinte ....
De todos vereadores o unico que foi contra o aumento do IPTU foi Alcides Bernal.
 
Teofilo Pinheiro em 26/01/2011 09:13:27
Pode ... mas aposto ai que vai aumentar ...... O importante é não esquecer disto tudo na hora que formos voltar as urnas, desde o prefeito até cada vereador, anotem o nome de todos e guardem para a próxima eleição. Responsabilidade fiscal não é "sangrar" contribuinte ....
 
Ricardo Lopes em 26/01/2011 07:38:21
GOSTARIA QUE O PODER PUBLICO
VISITASSE O BAIRRO CIDADE MORENA (ENTRADA DAS MORENINHAS)
QUE JA SOFRE ANOS E ANOS COM O DESCASO POR PARTE
DA ATUAL ADMNISTRAÇAO, E DEEM ALGUMA ESPERANÇA PARA
AQUELES PODRES E INFELIZEZ MORADORES (DIGO NADADORES)
QUE VENHA O PROGRESSO.


OBRIGADO
 
ADEMAR JARCEM DA ROCHA em 26/01/2011 07:25:52
Mudei de Vitória ES, pra C. Grande MS adquiri casa e fiquei estarrecido com valores do IPTU daqui, Vitória , onde os índices de qualidade de vida e valorização são muito maiores no entanto, o IPTU e taxas da Prefeitura são muito menores. A ganância dos Governantes do MS assusta, as ruas, o asfalto a sinalização horizontal e vertical os boeiros, a drenagem , pavimentação (remendos) , o mato nas calçadas e terrenos baldios são exemplos da falta de fiscalização. A diferença é somente na área de Segurança Pública onde lá em Vitória é o caos. A arrecadação do IPTU não deve ser muito mais que 10% do total da Prefeitura de CG, mas o retorno...á população e evidentemente bem menor. Pelo que já vi, CG não está preparada pra receber chuvas pois a drenagem não comporta o volume e as rua parecem rios e cachoeiras.
 
Bou Habib em 26/01/2011 03:26:47
Essa é conversa fiada , pode ate ser que ano que vem o IPTU nao aumente muito, porque sera ano de eleiçao, esse prefeito é um ditador , so pensa no proprio nariz, aumentar o iptu ele aumenta absurdamente, mas qundo é pra negociar com os agente de saude nao quer nem saber, a dengue ta tomando conta da cidade acordo pessoal vamos dar o troco nas urnas, queremos uma cidade bonita sim, mas com IPTU JUSTO.
 
Joao Da Silva em 26/01/2011 01:57:58
Portanto, fica aqui uma sugestao: "Pensem bem se realmente vale a pena votar para algum candidato!!!" Melhor, é protestarmos, nao votando. O dia em que isso acontecer, os políticos serao surpreendidos e saberao que nós acordamos e nao admitiremos mais sermos enganados. "Só uma sugestao..." Pensem nisso!
 
Lina Rodrigues em 26/01/2011 01:51:58
O IPTU SOBE... A ENCHENTE SOBE TAMBÉM, O IPTU CRESCE... AS BURAQUEIRAS CRESCEM TAMBÉM!!!
A PROMESSA DE REDUÇÃO DO IPTU É MAIS UMA DAS PIADAS SEM GRAÇA QUE TEMOS QUE OUVIR DOS NOSSOS GOVERNANTES...
 
Luciana Mello em 26/01/2011 01:39:07
meu itpu de 2012 também vei com 38% de aumento e não moro perto de nenhuma benfeitoria. Fui reclamar na prefeitura solicitando explicações e me disseram que "fui sorteado". Mudaram a revelia a classificação do meu imóvel! NO ano anterior estava esquadia de ferro e agora veio de aluminio. estava piso ceramica e veio piso tabua corrida. pintura externa latex e veio massa corrida.
Segundo o funcionario da prefeitura que me atendeu, disse que foi feito isto de proposito para elevar o valor e arrecadar mais. Quem reclamar (como eu) talvez tenha direito a uma revisão, mas me adiantou que vão fuçar tudo e tentar anotar o maximo de caracteristicas que venham a encarecer o iptu e disse também que apenas 10% reclamam.
Isto para mim é má fé!!!
Familia Trad se depender de mim não ganha nem pra sindico
Vamos ver o que irmão dele fará?? Marquinhos Trad não é o defensor dos impostaos e tarifas elevadas????
 
claudio duailibi em 26/01/2011 01:33:08
Estou aqui com os documentos para solicitar a revisão do IPTU, caso não resolva vamos entrar na justiça - eu sei que isso talvez não adiante...mas pelo menos estou fazendo algo a respeito. Não adianta reclamar, vamos chamar o ministério publico para agilizar, vamos nos organizar. Fica só boquejando não adianta pessoal. A união não faz a força???
 
Andrea Burque em 26/01/2011 01:32:44
Nelsinho avalia IPTU com secretários e considera índices apropriados
Prefeito deu entrevista ao Campo Grande News nesta manhã.O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, avaliou ontem com os secretários da área adm...
Primeiro sorteio do IPTU Dá Prêmios será dia 26 de fevereiro
Apartamento mobiliado está entre os prêmios a serem sorteados Será no dia 26 de fevereiro o primeiro sorteio da campanha IPTU Dá Prêmios 2011, da Pr...
IPTU progressivo começa a ser cobrado em 2012 em Campo Grande
Aprovado por lei em 2008, o IPTU (Imposto Predial e Teritorial Urbano) Progressivo deve começar a ser cobrado a partir de 2012 em Campo Grande. A reg...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions