ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura vai à Justiça e consegue suspensão da greve dos médicos

Nyelder Rodrigues | 23/06/2017 20:56
Médicos que atendem em unidades de saúde da prefeitura iriam entrar em greve na segunda-feira (Foto: André Bittar/Arquivo)
Médicos que atendem em unidades de saúde da prefeitura iriam entrar em greve na segunda-feira (Foto: André Bittar/Arquivo)

A prefeitura de Campo Grande conseguiu suspender na Justiça a greve marcada pelos médicos do município, marcada para começar às 7h da próxima sexta-feira (26). A decisão saiu no começo da noite desta sexta-feira (23).

De acordo com procurador geral do município, Alexandre Ávalo Santana, o pedido liminar foi entregue nesta tarde e alegava a ilegalidade da greve ao juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública, Jose Eduardo Neder Meneghelli.

"Alegamos que há descumprimento da lei de greve, já que essa paralisação não cumpre os requisitos necessários, não há o quantitativo mínimo pedido pela legislação", comenta Alexandre Santana.

Uma das ilegalidades apontadas pelo procurador da prefeitura foi de que não foram esgotados todas as negociações entre médicos e a prefeitura. Além disso, os salários dos profissionais está em dia.

Caso a decisão são seja cumprida, foi estipulado pela Justiça uma multa diária de R$ 10 mil, que terão de sair do patrimônio pessoal do presidente do Sinmed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), Flavio Freitas Barbosa, ao invés dos cofres do sindicato.

A reportagem tentou contato com Flávio, mas até o fechamento do texto, não obteve êxito. O Sinmed e seus dirigentes ainda não foram notificados sobre a determinação judicial impedindo a greve, segundo Santana.

Greve - Na terça-feira (20), os médicos da prefeitura anunciaram que entrariam em greve ao não conseguirem um acordo com a administração municipal. A categoria já rejeitou duas propostas de reajustes e segue sem aumento de salário.

A segunda proposta da prefeitura foi de 6% de reajuste no plantão e 30% na gratificação por desempenho. A discussão sobre o reajuste salarial já dura quase 2 meses, sendo que os médicos solicitaram aumento de 27,5%, inicialmente.

Eles alegam que o valor pedido corresponde à correção da inflação dos últimos 3 anos. No detalhamento dessa proposta, apresentado na terça, a categoria considerou a inflação de 22,94% de 1º de maio de 2014 a 29 de fevereiro deste ano, mais a inflação prevista para 2017, que é 4,15%.

Nos siga no Google Notícias