ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura vai atrás de verba federal para creche bilíngue no Clube Surian

Imóvel será transferido ao município para pagamento de dívida

Jones Mário | 11/12/2019 12:08
Prefeitura concordou em manter arquitetura do prédio e instalar memorial sobre o Clube Surian (Foto: Marcos Maluf)
Prefeitura concordou em manter arquitetura do prédio e instalar memorial sobre o Clube Surian (Foto: Marcos Maluf)

Entregue à prefeitura no processo de dação para quitar dívida tributária com o município, o antigo Clube Surian será reformado para receber a primeira Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) bilíngue de Campo Grande. A administração municipal tem pré-projeto pronto e vai buscar recursos federais para readequação do espaço.

A Sociedade Beneficente Surian teve aprovado na Câmara de Conciliação Fiscal, em novembro, requerimento para liquidar débito com a prefeitura por meio da transferência do imóvel, localizado na esquina da Avenida Mato Grosso com a Rua 13 de Junho, região central.

De acordo com o titular da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento), Pedro Pedrossian Neto, o trâmite de dação do clube ainda carece de registro em Cartório de Imóveis para ser finalizado.

O secretário revelou que não há previsão para colocar a nova creche em funcionamento. “Se trata de uma obra de envergadura. Ainda vamos licitar e buscar recursos federais para a reforma”.

Conforme divulgou a prefeitura, a Emei poderá atender 400 crianças, do berçário ao grupo 5, com espaço para amamentação, biblioteca, sala multimídia, espaço lúdico e brinquedoteca.

No acordo para extinção da dívida, os proprietários do imóvel pediram a manutenção do nome. Assim, a creche vai se chamar Emei Surian.

O município ainda se comprometeu a preservar a arquitetura do prédio e reservar espaço para instalar memorial com a história do clube.

Dívida - A dívida tributária da Sociedade Beneficente Surian com a prefeitura soma R$ 1,2 milhão. Segundo acórdão da Câmara de Conciliação Fiscal, o imóvel ofertado vale mais que a soma do débito. Neste caso, a dação prevê renúncia da diferença em favor da administração municipal.

Nos autos de processos de cobrança judicial da dívida, documento emitido em 2013 pela prefeitura apontava que o prédio valia R$ 2,69 milhões. A sede tem 1.785 m² de área construída, em terreno de 3,1 mil m².

Inaugurado nos anos 70, o imóvel foi batizado como Clube Surian e teve época de ouro logo no início, com animação da banda Zutrik durante as matinês. Nos anos 1980, o local abrigava os famosos “passinhos” em bailes comandados por DJs. O espaço fechou as portas definitivamente em 2016.

Mais imóveis - Pedrossian Neto aponta para mais dez imóveis pertencentes a devedores do fisco municipal em negociação para dação. A Sefin mantém em sigilo os locais e valores envolvidos a fim de não atrapalhar os acordos.

Nos siga no Google Notícias