ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Presidente cria “Ordem do Mérito Judiciário” no TJ para distribuir honrarias

As insígnias são de grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro

Aline dos Santos | 10/05/2021 11:31
Carlos Contar assumiu presidência do Tribunal de Justiça em 22 de janeiro. (Foto: Paulo Francis)
Carlos Contar assumiu presidência do Tribunal de Justiça em 22 de janeiro. (Foto: Paulo Francis)

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) oficializou mudança na concessão de honrarias. Foi revogada a entrega da comenda do Colar do Mérito Judiciário, desde 1997 a mais alta homenagem, e criada a “Ordem do Mérito Judiciário”, com nomenclaturas semelhantes a da maçonaria. As honrarias destinam-se a premiar pessoas e entidades.

Agora, poderão ser outorgadas as insígnias de grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro. Já o grande colar é privativo do presidente do TJ/MS, atualmente presidido pelo desembargador Carlos Eduardo Contar.

“O Grande Colar é privativo e indelegável pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, a partir do ato de sua posse no cargo, na qualidade de Grão-Mestre da Ordem, que a conservará mesmo após encerrar seu mandato, juntamente com a banda de Grão-Cruz”, informa a Resolução 246, publicada hoje e assinada por Contar.

Com sede no Tribunal de Justiça, o Conselho da Ordem será integrado pelo presidente da Corte e por ex-presidentes que se acharem em atividade. Os desembargadores serão admitidos no grau de grã-cruz no ato de suas posses.

Os magistrados de primeira instância poderão ser admitidos no grau de oficial, desde que obtenham votação unânime dos membros do conselho, não estejam respondendo a qualquer tipo de procedimento administrativo ou ação penal, e não tenham sofrido nenhuma punição nos últimos quatro anos de serviço.

Honraria a ser distribuída pelo TJ para o grau grão-cruz. (Foto: Reprodução)
Honraria a ser distribuída pelo TJ para o grau grão-cruz. (Foto: Reprodução)

Ao completarem 25 anos de magistratura, os juízes poderão ser admitidos ou promovidos ao grau de comendador; onde aguardarão eventual promoção ao cargo de desembargador para nova graduação.

“As nomeações serão feitas por ato do Presidente do Tribunal de Justiça, na qualidade de Grão-Mestre, depois de as respectivas propostas serem aprovadas pelo Conselho da Ordem”.

Clima de reforma – Contar assumiu a presidência do TJ/MS em 22 de janeiro com discurso sobre  “picaretas” que orientam sobre o “fique em casa” e de críticas à “palhaçada midiática fúnebre”.

  Em clima de mudanças, o Tribunal de Justiça terá reforma na ala da presidência, vai às compras para aquisição de uniformes de alto padrão. O tribunal também trocou logomarca e bandeira.

Nos siga no Google Notícias