ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Preso com arsenal, guarda será transferido para presídio de Mossoró

Foram apreendidos seis fuzis, um revólver, 17 pistolas e duas espingardas em imóveis ligados a Marcelo Rios

Aline dos Santos | 21/06/2019 08:12
Marcelo Rios foi preso há um mês com armas. Suspeita é que arsenal tenha ligação com execuções na Capital. (Foto: Henrique Kawaminami)
Marcelo Rios foi preso há um mês com armas. Suspeita é que arsenal tenha ligação com execuções na Capital. (Foto: Henrique Kawaminami)

Preso com arsenal que pode estar ligado a execuções em Campo Grande, o guarda municipal Marcelo Rios será transferido para a penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Antes da viagem, ele foi incluído de forma emergencial e temporária no presídio federal da Capital. As penitenciárias federais são destinadas a presos de alta periculosidade e ligados a organizações criminosas como de narcotraficantes ou contrabandistas de armas.

Na prisão há um mês, Rios primeiro ficou no Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) e depois foi transferido para o Centro de Triagem Anízio Lima. O pedido de inclusão emergencial do guarda municipal no presídio federal foi a pedido da 1ª Vara de Execuções Penais de Campo Grande.

A medida foi autorizada até a transferência para Mossoró. Datada de 19 de junho, a decisão é do juiz da 5ª Vara da Justiça Federal, Dalton Igor Kita Conrado, corregedor da penitenciária federal de Campo Grande.

Guarda e segurança - No dia 19 de maio, foram apreendidos seis fuzis, um revólver, 17 pistolas e duas espingardas em imóveis ligados a Marcelo Rios, que também trabalhava na segurança particular de empresário de Campo Grande.

Ao denunciar o guarda à Justiça pela posse as armas, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), braço do MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), apontou que “não passa despercebido que várias das execuções ocorridas recentemente em Campo Grande foram perpetradas com fuzis calibre .762, que é uns dos apreendidos em poder do denunciado”.

De forma emergencial, preso vai para a penitenciária federal de Campo Grande. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
De forma emergencial, preso vai para a penitenciária federal de Campo Grande. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Foram três mortes com fuzil AK47: Ilson Martins de Figueiredo (policial militar reformado e então chefe da segurança da Assembleia Legislativa), Orlando da Silva Fernandes (ex-segurança do narcotraficante Jorge Rafaat) e universitário Matheus Coutinho Xavier (a suspeita é de que o alvo fosse seu pai, um policial militar reformado).

O armamento e as munições foram remetidos à Polícia Federal para exames de eficiência, coleta de material genético, levantamento de impressão papiloscópica e confronto com os estojos e projéteis recolhidos nos locais das execuções.

Dias após a prisão de Marcelo Rios, mais dois guardas municipais, que também eram seguranças do empresário, foram presos por ameaça a testemunhas. Os dois guardas já estão em liberdade, mas foram afastados da função.

Arsenal foi apreendido em 19 de maio, no bairro Monte Líbano. (Foto: Clayton Neves)
Arsenal foi apreendido em 19 de maio, no bairro Monte Líbano. (Foto: Clayton Neves)
Nos siga no Google Notícias