ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Presos de manifestação em caixa d’água serão transferidos para o interior

Medida leva em consideração a integridade dos internos, uma vez que eles podem sofrer represálias por conta da ação desta manhã

Liniker Ribeiro | 13/07/2018 13:23
Internos em cima de caixa d'água durante manifestação (Foto:Saul Schramm)
Internos em cima de caixa d'água durante manifestação (Foto:Saul Schramm)

Os três internos responsáveis pela manifestação da manhã desta sexta-feira (13), em cima de uma caixa d’água no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), serão transferidos para unidades de segurança no interior do estado. Conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), as transferências vão acontecer conforme logística de segurança.

O trio irá se juntar aos presidiários que, conforme cronograma, já estavam previstos para transferência. No caso dos detentos do protesto, a transferência ocorrerá levando em conta a integridade física de cada um, até mesmo em relação a outros internos.

Para a Agepen, como a ação de hoje tumultuou a rotina de todo o instituto, os três podem sofrer represálias por parte dos internos. O protesto chegou ao fim após pouco mais de quatro horas. Pela manhã, equipes da administração do IPCG, do Cope (Comando de operações penitenciárias da Agepen) e da Polícia Civil, estiveram no local prestando apoio e participando das negociações.

Até mesmo o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) foi acionado, mas acabou não sendo necessária a intervenção das equipes, pois os detentos desceram do reservatório antes mesmo de dar início a novas negociações. Representantes dos Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também participaram.

Manifestação – Três presos subiram na caixa d’água da IPCG, pouco antes das 8h. Os detentos passaram a manhã protestando, afirmando que estariam sofrendo maus-tratos dentro da unidade. O grupo também alegou estar há mais de 10 dias sem comer e sem cuidados básicos com a saúde.

Todos os argumentos do trio foram rebatidos pela Agepen. De acordo com a instituição, os internos recebem três refeições por dia, assim como o acompanhamento com um médico é mantido normalmente. Como os presos conseguiram ter acesso ao reservatório será investigado.

Nos siga no Google Notícias