ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Primeiro dia de vacina contra gripe liberada tem filas em postos de saúde

A partir desta segunda-feira (05) a vacina contra a gripe está liberada para toda a população. São 60 mil doses disponíveis nos postos de saúde da Capital

Richelieu de Carlo e Yarima Mecchi | 05/06/2017 09:41
Fila se estende à calçada em frente ao CRS Tiradentes. (Foto: Marcos Ermínio)
Fila se estende à calçada em frente ao CRS Tiradentes. (Foto: Marcos Ermínio)

Antes restrita apenas aos integrantes dos grupos de risco, a partir desta segunda-feira (5) a vacina contra gripe está disponível para toda população que tem interesse em ser imunizada. Devido à grande procura longas filas têm se formado nos postos de saúde de Campo Grande.

Na Capital, a vacinação é realizada em 65 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) com início às 7h. Mesmo quem chegou antes do horário se deparou com fila já formada.

Como foi o caso de Ivone Coelho Barreto, 58 anos, que às 6h15 já estava no posto de saúde do Bairro Tiradentes, mesmo a antecedência não a livrou da espera. “Quando cheguei, tinha muita gente na fila, pelo menos umas 50 pessoas. Mesmo assim decidi esperar, para ser imunizada e não ter problemas de saúde”, conta.

Eram 8h quando a reportagem conversou com Ivone, que ainda aguardava sua vez de ser vacinada. A fila se estendia desde a sala de vacinação até a rua em frente à unidade, ocupando quase toda a quadra. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirma que a situação se repete em outros locais, com grande demanda nos postos.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, a liberação da vacinação para toda a população ocorre devido à baixa procura nos dias anteriores e os municípios que não atingiram a meta de imunização, ou seja 90% de cobertura do público-alvo, teve de liberar a vacina mediante a disponibilidade no estoque.

Pessoas aguardam no interior do posto de saúde. (Foto: Marcos Ermínio)
Pessoas aguardam no interior do posto de saúde. (Foto: Marcos Ermínio)
Alessandro Francisco, 31 anos, chegou cedo para não ficar sem vacina. (Foto: Marcos Ermínio)
Alessandro Francisco, 31 anos, chegou cedo para não ficar sem vacina. (Foto: Marcos Ermínio)

“É preciso deixar claro para a população. Nós temos uma quantia limitada de vacinas em estoque e não vamos poder atender todo mundo”, reforça a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Mariah Barros.

De acordo com o último Boletim de Imunização, divulgado na sexta-feira (2), até 31 de maio, aproximadamente 137 mil pessoas haviam sido vacinadas, o que representa cerca de 70% de cobertura do público-alvo que é 197 mil pessoas. “Ou seja, nós temos menos de 60 mil doses para atender o restante do público-alvo e também o resto da população”, diz Mariah.

O estoque limitado é um dos motivos da alta procura neste primeiro dia de vacina liberada a todos. “Cheguei 6h30. Como tem um limite de doses, preferi vir logo para não ficar sem”, relata o técnico em informática Alessandro Francisco, 31, que também levou o filho de 5 anos, que devido a demora perdeu a aula na escola hoje, mesmo estando com uniforme e mochila.

“Tem que aproveitar porque é muito cara a vacina na rede particular. Cheguei bem cedo e fiquei aguardando, para sair daqui imunizada”, diz auxiliar de saúde bucal Andreia Mis de Souza, 28 anos.

Pessoas aguardam em frente ao posto. Atendimentos ocorre de 07h às 11h e de 13h às 17h.
Pessoas aguardam em frente ao posto. Atendimentos ocorre de 07h às 11h e de 13h às 17h.

Oficialmente, a campanha nacional contra a gripe termina na sexta-feira (9). Em Campo Grande, os postos atendem de 07h às 11h e de 13h às 17h. No CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes, a partir das 10h começam a ser entregues senhas para quem não pode ser atendido pela manhã possa voltar a tarde, sem perder a chance de ser imunizado.

Para receber a dose, deve-se apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal e identificação; e a caderneta de vacinação, caso tenha.

Mesmo com a abertura de vacinação para população continua a vacinação aos grupos de risco: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior.

Veja como está a movimentação no CRS Tiradentes na manhã desta segunda-feira (5), primeiro dia de vacinação liberada.

Nos siga no Google Notícias