ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Primeiros vacinados em MS serão idoso do São João Bosco, servidor do HR e índio

A primeira fase terá equipes volantes que vão a asilo e hospitais em busca do público a ser vacinado

Aline dos Santos e Anahi Zurutuza | 18/01/2021 08:16
Vacinação vai começar com idoso no Asilo São João Bosco, em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)
Vacinação vai começar com idoso no Asilo São João Bosco, em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)

A campanha de imunização contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul vai começar pelos braços de um idoso do Asilo São João Bosco, em Campo Grande, um profissional da saúde da linha de frente do Hospital Regional e um indígena aldeado que é profissional de Saúde.

Em um primeiro momento,  a informação da SES (Secretarai Estadual de Saúde) era de que seria um enfermeiro indígena, mas o secretário Geraldo Resende corrigiu o dado. No entanto, seguem em aberto dados básicos como se a vacinação começa hoje e em que horário.

“Estamos seguindo o que o ministro da Saúde determinou, que seria na quarta-feira. Mas se tiver orientação diferente disso, pode começar imediatamente, assim que chegar a dose”, afirma o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho.

Nesta primeira etapa, o Ministério da Saúde divulgou que o público prioritário é formado por trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas).

No entanto, como já se sabe que não haverá  vacinas para todos neste primeiro momento, a Sesau vai estabelecer prioridades dentro dos grupos prioritários.

Segundo José Mauro, será preciso estabelecer prioridades dentro dos grupos prioritários. (Foto: Marcos Maluf)
Segundo José Mauro, será preciso estabelecer prioridades dentro dos grupos prioritários. (Foto: Marcos Maluf)

“Tenho 30 mil funcionários da Saúde em Campo Grande, mas não tenho vacina para todos. Vamos começar pelos hospitais que têm pacientes com covid”, afirma José Mauro.

A primeira fase terá equipes volantes que vão a asilo e hospitais em busca do público a ser vacinado. Ou seja, não é uma campanha de vacinação tradicional a que estamos acostumados, quando a dose é disponibilizada na rede e a pessoa vai até à unidade.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende está em São Paulo, onde o ministério faz a distribuição das doses da CoronaVac e a previsão é trazer 61.760 doses. Quando souber a quantidade exata de doses para Campo Grande, a Sesau vai concluir o plano de imunização e divulgar os detalhes.

Nos siga no Google Notícias