ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Principio de motim em Unei foi flagrado por videomonitoramento

Segundo a Sejusp, a situação foi imediatamente normalizada pelos agentes e por policiais do Batalhão de Choque

Viviane Oliveira | 31/01/2020 10:00
Principio de motim em Unei foi flagrado por videomonitoramento
Entrada da Unei Dom Bosco, localizada na BR-262, na saída para Três Lagoas (Foto: Henrique Kawaminami)

O principio de motim registrado por volta das 23h de ontem (30) na Unei Dom Bosco foi flagrada por câmeras de segurança. A confusão começou após um adolescente quebrar o cadeado da grade do alojamento. Segundo a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), a situação foi imediatamente normalizada pelos agentes que acionaram policiais do Batalhão de Choque. A unidade com 95 internos fica no Km 309 da BR-262, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande.

Conforme o órgão, foi tudo muito rápido e logo os agentes detectaram o fato pelo videomonitoramento e tomaram as providências. Após a ocorrência, o adolescente foi levado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro. Com o adolescente foram apreendidas duas hastes de ferro utilizadas para arrombar os cadeados.

Indagado, segundo o Batalhão de Choque, o garoto confirmou que a intenção era libertar seus colegas  atrair os agentes para o interior do pavilhão. Em seguida deixariam a unidade utilizando os servidores como reféns. 

No último domingo (26), cerca de 30 internos da Unei também escaparam dos alojamentos. Segundo a Sejusp, a confusão começou depois que uma das visitas foi proibida a entrar na unidade, por não preencher os requisitos exigidos para acesso. A situação foi controlada por equipes do Batalhão de Choque, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. No dia 16 de dezembro, 26 adolescentes da unidade conseguiram fugir.

Principio de motim em Unei foi flagrado por videomonitoramento
Cadeado que foi quebrado pelo interno (Foto: divulgação/Batalho de Choque)

Segundo o órgão, como resposta após os motins e fuga em massa várias medidas de segurança serão adotadas. Policiais da reserva serão convocados para reforçar a segurança externa da unidade; Serão adquiridas novas câmeras para ampliação do sistema de videomonitoramento; Concertinas e cerca elétrica serão colocadas nos muros, para evitar que pessoas de fora entrem; O Corpo de Bombeiros está elaborando um projeto mais moderno de combate a incêndios na unidade;

Uma conta específica para a Unei foi aberta. A partir de agora, conforme o órgão, a unidade conta com repasse mensal, destinado ao atendimento das despesas e emergências. A Sejusp também solicitou a Sed (Secretaria de Estado de Educação), um estudo para verificar a possibilidade implantar na unidade o modelo de ensino das escolas militares.

No dia 21 de janeiro, o diretor da Unei Dom Bosco, Odair Marcelo Gomes Selles, foi dispensado da função. No lugar dele assume a diretoria da Unei Odenir Alves de Sousa, que teve suspenso o período de férias previsto neste mês. Matéria editada às 11h15 para acréscimo de informação.