ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Procura surpreende e vacina contra a gripe acaba em 41 postos da Capital

Em nova estimativa, Sesau acredita que estoques vão durar até sexta-feira; confira locais onde não há mais a medicação

Humberto Marques | 04/06/2019 18:44
Procura por vacina no UBSF do Lar do Trabalhador desde segunda-feira esgotou estoques no local. (Foto: Arquivo)
Procura por vacina no UBSF do Lar do Trabalhador desde segunda-feira esgotou estoques no local. (Foto: Arquivo)

A procura da população pela vacina contra a gripe nas unidades públicas de saúde de Campo Grande surpreendeu e levou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) a rever suas estimativas. Em 41 das 66 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Saúde da Família) que ainda tinham a medicação, os estoques da medicação se esgotaram nesta terça-feira (4).

A vacinação contra a gripe foi restrita a grupos prioritários até domingo (2). Como a meta de imunização não foi atingida, o Ministério da Saúde determinou a liberação da imunização para a população em geral já na segunda (3), causando corrida às unidades de saúde. Em Campo Grande, filas quilométricas formadas desde a madrugada e espera superior a duas horas após a abertura das unidades marcaram o primeiro dia de imunização livre.

Via assessoria, a Sesau confirmou que a alta procura surpreendeu. Até então, a expectativa é que as doses remanescentes da vacina contra o vírus Influenza, H3N2 e H1N1 durariam mais dez dias. Agora, a previsão é de que as doses restantes durem até quinta-feira (6) ou, no máximo, sexta (7).

Cada unidade de saúde recebeu de 800 a 1.000 doses da vacina. A Sesau informou que ainda não finalizou os números para saber a quantidade da medicação que resta nos 38% de postos da rede pública campo-grandense que ainda a disponibilizam. Até então, havia a informação de que os estoques seriam suficientes para até 60 mil pessoas.

A vacina já não pode mais ser encontrada nas UBSs e UBSFs Carlota, Cidade Morena, Marabá, Albino Coimbra (Santa Carmélia), Azaleia, Silvia Regina, Paradiso, Lar do Trabalhador, Mata do Jacinto, Maria Aparecida Pedrossian, Estrela Dalva, Aero Itália, São Benedito, Cel. Antonino, Sírio Libanês, Pioneiros, Botafogo, Iracy Coelho, Ana Maria do Couto, Batistão, São Conrado, Tarumã, Noroeste, Estrela do Sul, Dona Neta (Guanandi), Indubrasil, Nova Bahia, Universitário, Tiradentes, Moreninha, Fernando Arruda (José Tavares do Couto), Moreninha, Vida Nova, José Abrão, Mario Covas, Aero Rancho, Caiçara, Bonança, Antartica, Vila Fernanda e Macaúbas.

Nos siga no Google Notícias