ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Procurador Zeolla vai ser julgado dia 21 de junho pela morte de sobrinho

Marta Ferreira | 27/05/2011 16:04
Zeolla vai a júri popular no Dia 21 de junho, em Campo Grande. (Foto: João Garrigó)
Zeolla vai a júri popular no Dia 21 de junho, em Campo Grande. (Foto: João Garrigó)

O juiz Alexandre Ito, da 1º Vara do Tribunal do Júri em Campo Grande, marcou para o dia 21 de junho o julgamento do procurador aposentado Carlos Alberto Zeolla, pelo asssinato do sobrinho, Cláudio Alexander Zeolla, 23 anos, ocorrido em março de 2009.

Zeolla está preso desde o dia do crime em uma clínica para pacientes psiquiátricos.

Ele vai ser julgado por homicídio doloso qualificado pelo uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Também será julgado por entregar direção de veículo automotor a pessoa sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), um adolescente que virou testemunha do caso, que atuava como motorista de Zeolla no dia do crime.

O jovem poderá ser ouvido durante a audiência de julgamento. Essa possibilidade foi citada em despacho que consta do processo, analisando a possibilidade de concessão de liberdade ao procurador.

A análise foi durante o mutirão carcerário e o entendimento foi de que Zeolla deveria ficar preso, por ter ameaçado a testemunha em situação anterior.

Tese da defesa-Durante o andamento do processo, a defesa de Zeolla alegou insanidade mental. Dois laudos sobre isso foram feitos.

O primeiro concluiu que o procurador sofre de transtorno bipolar, mas tem consciência sobre o ato criminoso. O segundo, elaborado pelo psiquiatra Guido Palomba, contratado pela defesa, indica que Zeolla é semi-imputável, ou seja, tem consciência parcial de seus atos, e apresenta alta periculosidade social.

A decisão do então juiz do caso, Carlos Alberto Garcete, foi de que o caso deveria ir a júri, a quem caberá decidir se o procurador tinha ou não consciência dos atos e pode ser punido pelo crime.

A defesa de Zeolla, a cargo do criminalista Ricardo Trad, apresentou diversos documentos durante o processo relatando problemas psicológicos do réu e ainda provas de que ajudou financeiramente o sobrinho, além de tê-lo auxiliado a conseguir emprego.

O principal argumento frente ao júri será o de que o procurador matou o sobrinho sob forte emoção, provocada pela revolta com a suposta agressão ao pai, de 87 anos.

O assassinato aconteceu no dia 3 de março de 2009, em frente a uma academia de ginástica, na rua Bahia, em Campo Grande, frequentada pela vítima.

O procurador esperou pelo sobrinho dentro de seu carro, um Fiesta, que era conduzido por um menor de idade, e atirou pelas costas. Foi preso logo no mesmo dia e acabou sendo aposentado compulsoriamente pelo Ministério Público Estadual.

Nos siga no Google Notícias