ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Projeto oferece palestras gratuitas deste mês até junho na Câmara

Proposta é despertar o pensamento crítico sobre o Brasil e levar o público a refletir sobre o país dentro de seu contexto histórico, social, político e cultural

Danielle Valentim | 03/03/2018 12:05
Filósofa e escritora Márcia Tiburi, autora do livro “Como Conversar com um Fascista”, abre os Diálogos Contemporâneos no dia 12 de março. (Foto: Divulgação)
Filósofa e escritora Márcia Tiburi, autora do livro “Como Conversar com um Fascista”, abre os Diálogos Contemporâneos no dia 12 de março. (Foto: Divulgação)

A 2ª edição do projeto "Diálogos Contemporâneos" começa no próximo dia 12 de março - na Câmara Municipal de Campo Grande - e oferece até junho diversas palestras gratuitas. A ação reúne grandes nomes da atualidade para discutir o contexto histórico, social, político e cultural, promovendo uma reflexão sobre o Brasil do século 21. O Campo Grande News é parceiro da iniciativa.

Ao todo serão oito palestras realizadas sempre às segundas-feiras, às 19h, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis. Simultaneamente, as mesmas palestras serão realizadas também em Brasília-DF, nas terças-feiras subsequentes.

A proposta é despertar o pensamento crítico sobre o Brasil e levar o público a refletir sobre o país dentro de seu contexto histórico, social, político e cultural. Para isso, foram convidados intelectuais, pesquisadores e especialistas em diversas áreas para palestras com uma hora de duração, seguidas de debates com o público presente.

A filósofa e escritora Márcia Tiburi, autora do livro “Como Conversar com um Fascista”, abre os Diálogos Contemporâneos no dia 12 de março com o tema “Vozes dissonantes - ética, liberdade e autoritarismo na internet”. Serão abordadas questões como os tortuosos conceitos de moral e ética no ambiente virtual, os limites entre ser liberdade de expressão e crime e, também, a eficiência da legislação vigente para combater os abusos no mundo digital.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Prof. João Rocha, "é uma honra para esta Casa de Leis receber um ciclo de conferências com temas tão atuais e relevantes para a sociedade", afirmou o parlamentar.

Após a realização, as palestras ficarão disponíveis no site do evento. Diálogos Contemporâneos que acontece simultaneamente em Campo Grande e Brasília é uma iniciativa da Associação Amigos do Cinema e da Cultura sob a direção geral de Nilson Rodrigues e produção executiva em Mato Grosso do Sul de Pedro Ortale.

Participam, ainda, dos Diálogos Contemporâneos Mirian Goldenberg, Renato Janine, Jessé Souza, Viviane Mosé, Vladimir Safatle e Ignácio de Loyola Brandão. Entre os temas propostos ao longo do projeto estão:

-A depressão e a solidão, em “O Espaço do Amor e da Afetividade nas Grandes Cidades”;
-Caminhos para a educação em “A educação no Brasil, a realidade contemporânea e os novos instrumentos para a formação de crianças e jovens”;
- As dificuldades de ascensão social em “Mobilidade social e empreendedorismo - o estado, o mercado e as possibilidades de superação das desigualdades e de ascensão social na sociedade brasileira”;
- As redes sociais e novas formas de mídias em “Mundo digital e sociedade em rede - o declínio das mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação”.

Também serão debatidos temas como o consumo e a questão ambiental:

-A cultura do descarte, a sociedade de consumo e a tragédia do meio ambiente”;
-A causa indígena em “Os esquecidos: Identidade, Território e afirmação das Nações Indígenas brasileira”
-A convivência entre diferentes em “Diversidade Cultural e de Gênero no Brasil;
-A construção de uma sociedade democrática e fraterna e o respeito às diferenças”
-A religiosidade o estado laico em “Estado, Igreja e Democracia - Novas Religiões, Teologia da Prosperidade e os desafios do secularismo”.

Nos siga no Google Notícias