ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Proposta para modernizar transporte coletivo inclui parceria com governo

Adriane diz ter apresentado a Riedel projeto para asfaltar 43 km de vias em Campo Grande

Por Gustavo Bonotto e Kamila Alcântara | 21/05/2025 20:53
Proposta para modernizar transporte coletivo inclui parceria com governo
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), durante entrevista ao Campo Grande News na comunidade Homex. (Foto: Juliano Almeida)

A prefeita Adriane Lopes (PP) afirmou, nesta quarta-feira (21), que apresentou ao governador Eduardo Riedel (PSDB) uma proposta para modernizar o transporte coletivo de Campo Grande. Durante o evento de regularização fundiária dos moradores da comunidade Homex, a gestora destacou que o projeto enfrenta desafios, como os 43 quilômetros de vias usadas por ônibus que ainda não estão asfaltadas.

“Estamos tratando da transição energética, com mudança na matriz energética e revisão do contrato”, disse a prefeita. “Essa proposta foi feita há um ano e estamos avançando, mas isso demanda recurso.”

Em meio ao inquérito instaurado pela Câmara Municipal sobre a concessão do serviço ao Consórcio Guaicurus, Adriane explicou que a revisão do contrato exige analisar todo o histórico desde o início das atividades. “Não é simples mexer em uma concessão assinada há tanto tempo. Quem está na administração hoje vem avaliando cada medida e cada decisão.”

Repasses - Mais cedo, o ex-diretor da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Odilon de Oliveira Júnior, revelou repasse suspeito de aproximadamente R$ 20 milhões do Consórcio Guaicurus para a empresa Viação Cidade dos Ipês, que não integra formalmente a concessão campo-grandense. Ele afirmou ter levado o caso à prefeita em julho de 2024. Após ser substituído em janeiro deste ano, Odilon desconhece o andamento das investigações.

Questionada pela reportagem do Campo Grande News sobre a denúncia, a prefeita ressaltou a falta de provas concretas. “Documentalmente, era apenas uma notícia.” Ela afirmou que o atual diretor da Agereg, José Mário Antunes, iniciou investigações para verificar os fatos. “Isso é uma questão interna do consórcio. Eu não tenho acesso à contabilidade do consórcio nem da empresa que supostamente recebeu esses valores.”

Adriane finalizou: “Acredito que todo o trabalho que ele vem fazendo é justamente levantar dados. Essa é a missão e competência dele nesse momento, buscar soluções.”

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias