A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

10/03/2018 10:29

Prorrogação é única saída para TRE cadastrar 95 mil eleitores até dia 18

Seria necessário atender 12 mil eleitores em uma semana, mas média tem sido de 5.8 mil em 2 pontos montados pelo TRE

Bruna Kaspary e Taynara Menezes
Fila no Memorial da Cultura na manhã de hoje, na Avenida Fernando Correa da Costa. (Foto: Marina Pacheco)Fila no Memorial da Cultura na manhã de hoje, na Avenida Fernando Correa da Costa. (Foto: Marina Pacheco)

A fila continua gigantesca nos dois postos do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) abertos neste sábado para cadastramento biométrico. Em Campo Grande, 95 mil eleitores ainda precisam renovar o título, mas oficialmente o processo termina em 1 semana, o que inviabiliza o atendimento a todas essas pessoas.

Para cumprir a meta, seria necessário recadastrar quase 12 mil eleitores por dia até 18 de março, quando acaba o prazo. Mas hoje a média é de 5.8 mil pessoas atendidas nas duas seções montadas pelo TRE para o registro biométrico.

Como a chance termina em 8 dias, seguindo o mesmo ritmo de atendimentos, ainda ficariam de fora mais de 48 mil eleitores, que perderiam o direito ao voto nas eleições deste ano. 

 

Atendimento hoje na sede do TRE, no Parque dos Poderes. (Foto: Taynara Menezes)Atendimento hoje na sede do TRE, no Parque dos Poderes. (Foto: Taynara Menezes)

Tanto no posto montado no Memorial da Cultura, antigo fórum da Capital, quanto na sede do TRE no Parque dos Poderes, o tempo de espera para recadastramento hoje é de, no mínimo 1h30. Centenas de pessoas esperam desde o início da manhã.

Na seção da Avenida Fernando Correa da Costa, por volta das 8h a fila já chegava a Rua 26 de Agosto. Com o sol forte, os coordenadores acabaram reorganizando a espera no espaço interno do prédio. É uma das maiores aglomerações desde que o mutirão começou, em outubro do ano passado.

No Memorial, 80 guichês atendem sem parar. O TRE convocou 140 servidores que fazem o serviço em revezamento. Outros 40 funcionários estão a postos para apoiar o trabalho. 

No Parque dos Poderes, as vizinhas Juliana Miranda, 30 anos, e a Neide Pereira, de 50, sairam da Vila Almeida, chegaram por volta das 9h e às 10h25 ainda não tinham sido atendidas. "Viemos aqui, porque é mais vazio e rápido já que a maioria dos bairros estão buscando ir no centro", diz Juliana, sem imaginar que a aglomeração tem as mesmas proporções nos dois lugares neste sábado. 

Ramão Aparecido Júnior, 36 anos, diz que teve de esperar ainda mais, ficou 2 horas na fila. "Achava que ia estar mais vazio. Moro aqui perto e por isso acabei deixando para última hora", admite.

Antes de chegar ao Parque dos Poderes, João Paulo Souza, 28 anos, passou pelo Memorial da Cultura. "Lá eu vi que a fila está dobrando a esquina e resolvi arriscar aqui", comenta. O problema é que no parque o número de atendentes é bem menor, são 45 guichês.

Até o dia 18, o atendimento segue ininterrupto nos dois pontos, inclusive aos domingos, de 7h30 às 17h.

Não há nenhuma decisão de prorrogação prazo e quem não conseguir fazer o cadastramento biométrico a tempo terá o título cancelado e só poderá revalidá-lo depois das eleições.

 



tem que prorrogar nada não.
Bando de folgado e relaxado que nunca cumprem prazo. Vão ficar sem título mesmo. E o TRE já bateu a meta. site desinformado. matéria feita por leigos.
 
Wayne ILikeit em 10/03/2018 22:27:50
Essa matéria presta um desserviço aos campo-grandenses. Pois está totalmente errada. O TRE já alcançou a meta estabelecida por Lei que é de 80 % do Eleitorado. Mão é decisão do TRE, é a Lei. Não há chance de prorrogação de prazo, e nem necessidade. Quem não comparecer até o dia 18 vai ter sim o título cancelado; simples assim. Povo brasileiro é corrupto até em prazos. Sempre descumpre prazo e ainda força prorrogações e coisas do tipo. Quem ficou por último dançou. Vai ficar sem título sim. O TRE não vai prorrogar nada. Podem ligar lá e perguntar. Bando de brasileiro folgado.
 
Wayne em 10/03/2018 22:19:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions