A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

27/05/2013 12:03

Quatro agências do Itaú paralisam atendimento nesta segunda-feira

Francisco Júnior e Aliny Mary Dias
Quatro agências não terão atendimento hoje. (Foto: Vanderlei Aparecido)Quatro agências não terão atendimento hoje. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Secretário do sindicato informa que paralisação é nacional. (Foto: Vanderlei Aparecido)Secretário do sindicato informa que paralisação é nacional. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Quatro agências do banco Itaú de Campo Grande não terão atendimento ao público nesta segunda-feira (27). A manifestação é dos funcionários e faz parte das decisões tomadas no Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, ocorrido em abril, em Embu das Artes, interior de São Paulo. O protesto é nacional.

As agências que estão com atendimentos paralisados são duas na Rua Cândido Mariano, uma na Rua Barão do Rio Branco e a outra na Avenida Afonso Pena, próxima a rua 13 de Maio, no centro.

Os diretores do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região estão percorreram as agências do Itaú no centro da cidade durante a manhã, distribuindo panfletos sobre o horário estendido com mais contratações.

De acordo com o sindicato, a manifestação se baseia em anseios dos funcionários no banco: respeito à jornada de trabalho, pelo fim das demissões e mais contratações e contra o horário estendido sem aumento do quadro funcional, e também devido a minuta específica que foi entregue dia 15 de maio pela COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Itaú/Contraf-CUT e até a data de hoje a direção do Itaú não marcou a agenda de negociação.

“Essa é a única maneira de chamar atenção do banco, só parando o atendimento”, afirma Edvaldo Barros, bancário e secretário geral do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região.

Conforme o sindicato, o problema maior é com relação aos horários diferenciados em centenas de agências por todo país. “Estenderam o horário de trabalho das 8 das até às 18 horas. Isso gerou sobrecarga de trabalho”, relata o sindicalista.

Dados do sindicato apontam que o Itaú é o banco que mais demitiu no Brasil em 2012. A instituição fechou 7.935 postos de trabalho, uma redução de 8,08% de seu quadro funcional. Desde março de 2011, já são 13.699 empregos a menos. Enquanto isso, o lucro líquido recorrente do Itaú atingiu R$ 14.043 bilhões em 2012. Esse foi o segundo maior lucro de um banco no país. O maior foi o resultado do próprio Itaú em 2011, quando bateu R$ 14.640 bilhões.

As agências que estão funcionando normalmente são a avenida Bandeirantes, avenida Eduardo Elias Zahran, avenida Júlio de Castilhos, avenida Coronel Antonino e avenida Afonso Pena, próximo a Prefeitura.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions