ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

"Queremos comprar", diz prefeito após decisão do STF sobre vacinas

Segundo o prefeito, se necessário, oCapital tem dinheiro em caixa para comprar os imunizantes

Adriano Fernandes e Clayton Neves | 24/02/2021 20:47
Prefeito Marquinhos Trad (PSD). (Foto: Kisie Ainoã)
Prefeito Marquinhos Trad (PSD). (Foto: Kisie Ainoã)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) confirmou que a quantidade de vacinas contra a covid-19 recebidas pela Campo Grande, ainda está abaixo do necessário, mas ressaltou que a prefeitura tem dinheiro em caixa para comprar novas doses, caso a o Governo Federal não consiga garantir a distribuição de novas remessas.

“A quantidade repassada está bem aquém da expectativa do nosso planejamento, mas é melhor do que nada. Enquanto estiver chegando, ainda que em número pequeno, será bem-vindo. Nós vamos continuar tornando a imunização cada vez mais eficiente e rápida para a Capital continuar sendo um dos primeiros lugares do País quanto a eficiência da organização e planejamento da vacinação”, comentou o prefeito, durante o lançamento do calendário esportivo da Capital para 2021, na noite desta quarta-feira (24).

Campo Grande recebeu, desde o início da vacinação, no dia 18 de janeiro, 76.124 doses. Para primeira aplicação foram reservadas 34.342 das quais 21.624 foram aplicadas. O índice de paciente que receberam a segunda dose ainda é baixo. Das 16.993 doses, 9.067 foram aplicadas.

Marquinhos também disse ser favorável à decisão dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que, nesta terça-feira (23), autorizaram que estados e municípios pudessem comprar e fornecer os imunizantes à população.

“Se a União não conseguir manter a distribuição por conta de entraves burocráticos, por que aquelas cidades que têm o valor para ajudar a população, não poderiam adquirir a vacina? Existem órgãos de controle, tudo pode ser visto, acompanhado e fiscalizado. Campo Grande tem o dinheiro guardado, queremos comprar”, conclui.

Conforme a decisão do STF, a negociação dos governos locais com os laboratórios só pode ocorrer caso o Governo Federal descumpra o Plano Nacional de Vacinação ou se a programação da União não for suficiente para imunizar a população de determinada região.

Nova remessa -  Mesmo com a chegada de 35.700 imunizantes, no final da tarde desta quarta-feira, a Saúde ainda não sabe como será a distribuição da remessa entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Nessa nova remessa a maior parte será da vacina fabricada pelo laboratório Astrazeneca/Oxford, sendo 22.500. As outras 13.200 são do imunizante Coronavac, parcela dos 1,2 milhão de doses disponibilizadas pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde.

Nos siga no Google Notícias