ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Rede particular pode adiar cirurgias para apoiar combate à pandemia

Dentre os assuntos debatidos estão a possibilidade do aumento do número de leitos para colaborar no combate ao coronavírus

Maressa Mendonça | 16/03/2020 18:30
Rede particular pode adiar cirurgias para apoiar combate à pandemia
Reunião realizada no auditório do MPE (Foto: Divulgação)

Em reunião de emergência, realizada na tarde desta segunda-feira (16), representantes do Ministério Público Estadual, Prefeitura, Estado e hospitais particulares definiram quais passos serão adotados em caso de aumento da infestação do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Com quatro casos confirmados em Campo Grande, eles alertaram não ser momento para pânico e informaram que já existe um plano de contingência contra coronavírus.

A promotora Filomena Fluminhan, da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública de Campo Grande, declarou que “não é momento para pânico, mas de organizar para enfrentar a doença”.

Segundo ela, a possibilidade do aumento de leitos de isolamento e UTI adulto em clínicas particulares era uma das principais preocupações em meio a esta pandemia e, após esta reunião, hospitais particulares como Cassems e Unimed indicaram que existe a possibilidade de reservar alguns leitos para urgência e emergência  com o adiamento de alguns procedimentos eletivos.

Outro ponto do plano de contingência é o esvaziamento de hospitais, mas isto só deve ocorrer em caso de agravamento da situação, conforme explica o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Conforme José Mauro foi debatido hoje, o “momento certo de mudar a postura do contingenciamento dentro das unidades hospitalares, ou seja, a suspensão de cirurgias eletivas e alta de pacientes que tenham condições”.

O secretário também reforça não ser momento para pânico e que, a ideia do plano de  contingência é definir quais atitudes serão adotadas de acordo com aumento ou diminuição da doença.  Em outras palavras, são medidas de prevenção.

Materiais - De acordo com José Mauro desde a confirmação dos primeiros casos de corona em Campo Grande no sábado foram realizados 66 testes para detecção do vírus. Ele explica que nem todos as pessoas que procurarem os postos de saúde serão submetidas ao teste. Por enquanto, só os que tiveram contato com pessoas que viajaram para o exterior.

Ele nega falta de insumos nos postos de saúde. Segundo ele, os estoques estão completos e há até reserva. O Ministério da Saúde deverá realizar nova compra de materiais como máscaras, por exemplo, para distribuição entre estados e municípios.

Boletim - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou quatro casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Outros 33 casos suspeitos coronavírus (Covid-19) estão sendo monitorados, um em Ivinhema, um em Nova Andradina, um em Corumbá, um em Sidrolândia e 29 em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias