ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Retirar carro de local de acidente com vítima é crime, diz coronel da BPTran

Anahi Zurutuza e Mirian Machado | 14/09/2017 13:36
Procurador Gilberto Robalinho da Silva, no local do acidente (Foto: André Bittar)
Procurador Gilberto Robalinho da Silva, no local do acidente (Foto: André Bittar)

Retirar o veículo de local onde aconteceu acidente com vítima além de infração de trânsito gravíssima, é crime previsto no Código Penal.

O comandante da BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito), tenente-coronel José Amorim Longatto, que lida diariamente com crimes de trânsito, explica que existem apenas algumas exceções para que carros sejam movidos dos locais das ocorrências.

“Num caso de atropelamento, o motorista pode deslocar o carro, se tiver em cima da pessoa ou se houver risco de causar outro acidente. Mover o carro do local, só se for para socorrer a vítima”, detalha.

Especificamente sobre o fato do procurador de Justiça Gilberto Robalinho da Silva, marido da motorista que atropelou e matou uma idosa na avenida José Nogueira Vieira no início da tarde desta quinta-feira (14), o coronel foi enfático. “O procurador pode e vai responder por isso, com certeza”.

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) já instaurou investigação interna sobre a conduta do servidor e a Polícia Civil disse ontem que também investigaria a situação.

Na manhã desta quinta-feira, chegou para a reportagem a informação de que os primeiros PMs a chegarem no local do acidente teriam autorizado a retirada do veículo, fato que descaracteriza a cena do crime de trânsito.

O comandante da BPTran garante que quando a equipe dele chegou ao local, o Fiat Uno, conduzido por Cirlene Lelis Robalinho, de 48 anos, já não estava mais lá. “Fizeram o levantamento da cena e aguardaram a perícia, registraram um boletim de ocorrência do que viram no local”.

Legislação – O artigo 176 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) considera infração gravíssima e pune condutores envolvidos em ocorrência de trânsito com vítima, que deixarem de adotar as providências necessárias a manter a segurança de trânsito e contribuir para o bom atendimento policial da ocorrência, como por exemplo não prestar socorro à vítima, não preservar o local do crime ou remover veículo, quando determinado por policial ou agente de trânsito.

Já o Código Penal prevê no artigo 374 o crime de fraude processual, que consiste em modificar o local do crime, os objetos relacionados ou mesmo o estado das pessoas envolvidas, com a finalidade de induzir a perícia e investigação ao erro.

Momento em que homem não identificado retira carro do local de atropelamento (Foto: André Bittar)
Momento em que homem não identificado retira carro do local de atropelamento (Foto: André Bittar)

O caso – O acidente aconteceu por volta das 13h de ontem, na avenida José Nogueira Vieira, esquina com a Maria do Carmo Ferro, Bairro Dalva de Oliveira – região leste de Campo Grande.

De acordo com informações de testemunhas, três pessoas, incluindo a idosa, estavam caminhando pela calçada, quando um carro desgovernado atropelou uma delas e a arrastou por alguns metros. Verônica Fernandes, de 91 anos, morreu na hora.

O marido da motorista responsável sustentou no local do acidente que a mulher passou mal ao volante, mas testemunha disseram que ela estava no celular.

A equipe do Campo Grande News presenciou o momento que o marido da condutora do carro, o procurador de Justiça, ordenou a um homem que estava com ele, que retirasse o veículo do local, antes mesmo da chegada da equipe do BPTran (Batalhão da Polícia Militar de Trânsito). Familiares da vítima que estavam no local se revoltaram com a situação.

Nos siga no Google Notícias