ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Revitalização da 14 de Julho prevê restrição de tráfego e “novo” relógio

Renan Nucci e Kleber Clajus | 23/09/2014 13:45
Relógio pode retornar a cruzamento da 14 de Julho com Afonso Pena (Foto: Divulgação / PMCG)
Relógio pode retornar a cruzamento da 14 de Julho com Afonso Pena (Foto: Divulgação / PMCG)
Catiana Sabadin prevê que projeto executivo seja concluído até dezembro (Foto: Kleber Clajus)
Catiana Sabadin prevê que projeto executivo seja concluído até dezembro (Foto: Kleber Clajus)

Projeto executivo para revitalização da Avenida 14 de Julho, apresentado nesta terça-feira (23), prevê redução no tráfego de veículos para duas faixas e a retirada da circulação de ônibus pela via, além do retorno de relógio histórico no cruzamento com a Avenida Afonso Pena.

As intervenções serão financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que já disponibilizou R$ 130,181 milhões (U$ 56 milhões) ao projeto. O primeiro trecho, que terá início no segundo semestre de 2015, contemplará a 14 de Julho, entre a Rua 7 de setembro e Avenida Mato Grosso.

Em reunião entre Prefeitura e comerciantes, o arquiteto César Fernandes explicou que a via será reduzida para o tráfego de veículos para duas faixas de rolagem, além da retirada dos ônibus que hoje circulam no local.

A medida possibilitará ampliar calçadas de 3 para 4,2 metros com recuos para embarque e desembarque de passageiros e cargas. Também se prevê a colocação de áreas de descanso com bancos, árvores e painéis que garantam o conforto de pedestres contra as altas temperaturas durante o dia.

“A proposta é que a 14 de Julho deixe de ser uma rua de passagem, para que as pessoas a utilizem mais”, resumiu César, ao ressaltar ainda sobre iluminação de LED que deve ser implantada e do aterramento de cabos de energia elétrica e telefonia.

Quanto aos estacionamentos, o projeto ainda inclui a retirada de 170 vagas entre a Avenida Afonso Pena e Cândido Mariano. Nesse sentido, a ideia do Executivo é ofertar incentivos ficais a empresas para instalação de estacionamentos rotativos e verticais.

De acordo com a coordenadora da Central de Projetos da Prefeitura, Catiana Sabadin Zamarrenho, o projeto executivo deve ser finalizado até dezembro, em parceria com os logistas. Havendo recurso, podem ser incorporadas melhorias também na Avenida Calógeras e transversais
à Avenida 14 de Julho.

Catiana ainda lembrou que as intervenções viárias devem possibilitarão também que se instale réplica do relógio construído no cruzamento com a Avenida Afonso Pena e destruído na década de 70. “Ele foi retirado por uma característica do trânsito, mas pode retornar com este projeto de revitalização”, pontuou.

Para o presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro, a próxima etapa será o diálogo com os demais comerciantes para incluir no projeto soluções que sejam relevantes.

Nos siga no Google Notícias