ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Santa Casa vai ‘fechar’ psiquiatria ainda na primeira quinzena de setembro

Diretor afirma que leitos serão transferidos para o Nosso Lar e hospital continuará bancando custeio

Anahi Zurutuza e Richelieu de Carlo | 05/09/2017 13:36
Esacheu Nascimento em entrevista ao Campo Grande News na manhã desta terça-feira (Foto: Richelieu de Carlo)
Esacheu Nascimento em entrevista ao Campo Grande News na manhã desta terça-feira (Foto: Richelieu de Carlo)

A Santa Casa deve transferir dez leitos para o Nosso Lar e acabar com ala psiquiátrica do maior hospital de Mato Grosso do Sul ainda na primeira quinzena de setembro. A informação é do diretor-presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Esacheu Nascimento, que nesta terça-feira (5) confirmou o fechamento do setor.

O diretor explica que a negociação de um convênio com a direção do Nosso Lar está na fase final de elaboração. A própria Santa Casa continuará custeando os gastos, por exemplo, com a equipe médica. “Estamos fazendo uma parceria com o Nosso Lar que tem duas alas desocupadas, vamos transferir e vamos bancar”, explicou.

Esacheu defende que é uma forma de otimizar recursos. “Isso é gestão. Mantemos 10 médicos para cuidar desses pacientes. É uma ala que gera R$ 440 mil de despesa para o hospital, um absurdo”, argumentou.

O gestor da Santa Casa explica ainda que ala psiquiátrica tem 40 leitos e que a Prefeitura de Campo Grande, que administra os recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), só custeia dez.

“Há dois anos a Santa Casa tem baixa demanda de pacientes psiquiátricos e temos uma estrutura muito grande. Por isso, não é fechar leitos, é transferir”, alega.

A reportagem tentou entrevista com a direção do Nosso Lar, mas até o fechamento da matéria, a informação no hospital era que os diretores estavam em reunião.

Fachada da Santa Casa, que deve fechar ala da psiquiatria neste mês (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Fachada da Santa Casa, que deve fechar ala da psiquiatria neste mês (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Protestos – A informação de que a Santa Casa cogitava fechar o setor de psiquiatria começou a circular nesta segunda-feira (5). O boato gerou protestos de funcionários e médicos do setor, além de outros profissionais da área. As manifestações circularam em grupos de WhatsApp e foram feitas pelas redes sociais.

Até então, a preocupação de médicos psiquiatras era com a extinção das 10 vagas, o significaria a redução de 20% dos leitos que são ofertados pelos hospitais capacitados em oferecer o atendimento na área, considerando que no total, o município possui apenas 52 vagas.

Questionada a Sesau (Secretaria de Saúde do Município) informou que não concorda com a medida e a Coordenadoria de Saúde Mental disse que encara a questão com preocupação, pois a medida pode prejudicar a assistência à pacientes que necessitam deste atendimento em específico.

Por meio de nota, a secretaria ainda diz que “tem buscado insistentemente um entendimento com o hospital, justamente por conta da necessidade de se manter o atendimento à população. Inclusive, propôs aumentar em pelo menos seis vezes o financiamento do serviço, entretanto o hospital se mantém irredutível”.

Hoje, além da Santa Casa, o município tem convênio com o Hospital Nosso Lar (30 leitos) e Hospital Regional (12 leitos) para tratamento psiquiátrico.

Nos siga no Google Notícias