ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Se goteira em ônibus for comprovada, empresa será multada, diz prefeito

Denúncias devem ser encaminhadas a Agetran pelo telefone 118

Kleber Clajus | 07/12/2017 15:48
Passageira com guarda-chuva foi flagrada ontem pela professora Flávia Laís Alarcon (Foto: Direto das Ruas)
Passageira com guarda-chuva foi flagrada ontem pela professora Flávia Laís Alarcon (Foto: Direto das Ruas)

Cena inusitada de uma passageira com guarda-chuva para se proteger de goteira em ônibus, conforme o prefeito Marquinhos Trad (PSD), pode render multa ao Consórcio Guaicurus. Problemas devem ser denunciados com número do carro e linha.

"Essa fotografia, real ou não, serve de alerta. Denúncia é muito boa porque vai direto no ônibus se nos der dados específicos. A população tem que ajudar, não pode ficar tudo em cima do gestor", esclareceu Marquinhos, depois de agenda pública nesta quinta-feira (7).

Notificação da empresa precede a multa, tendo ainda prazo para que esta se defenda em relação a demanda dos passageiros. O diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) Vinícius Leite Campos recomenda que a reclamação seja encaminhada para a autarquia, apesar do consórcio também registrá-la.

"O Consórcio envia mensalmente as demandas alegando que foram atendidas, então faça a denúncia para a gente e os notificamos. Se confirmada a culpa é aplicada multa de 5% sobre o valor da receita diária por dia de descumprimento do contrato", explicou Vinícius.

No caso da passageira com guarda-chuva, o flagrante ocorreu na quarta-feira (6) dentro de ônibus da linha 089, que interliga os terminais Guaicurus e General Osório na Capital. Este chamou a atenção da professora Flávia Laís Alarcon, 29 anos, que estava no veículo.

Fiscalização - O transporte coletivo urbano é fiscalizado pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito), que registra queixas pelo telefone 118. A auditoria dos veículos, inclusive, possui licitação em análise para que empresa terceirizada avalie itens de segurança e conforto.

Marquinhos ressaltou que, ainda que a tarifa tenha sido reajustada de R$ 3,55 para R$ 3,70 no fim de semana, esforço do consórcio ao renovar a frota com cem novos ônibus deve ser reconhecido por reduzir a idade média deles de nove anos e quatro meses para cinco anos.

"A missão da prefeitura é fazer as auditorias e fiscalizações para que cumpram os requisitos do contrato. Eles tem deveres que devem ser honrados", frisou o prefeito.

Houve tentativa de contato com o presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, para esclarecer o flagrante e possíveis soluções adotadas, porém este não foi localizado.

Nos siga no Google Notícias