ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Sebrae formalizou em média 30 empresas por dia na Semana do MEI

Ricardo Campos Jr. | 12/05/2017 11:45
De segunda até a manhã desta sexta, 1.050 pessoas haviam sido atendidas (Foto: André Bittar)
De segunda até a manhã desta sexta, 1.050 pessoas haviam sido atendidas (Foto: André Bittar)
Luciano vai deixar o ofício de pedreiro para abrir uma lanchonete (Foto: André Bittar)
Luciano vai deixar o ofício de pedreiro para abrir uma lanchonete (Foto: André Bittar)

O Sebrae MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) atendeu 1.050 pessoas até a manhã desta sexta-feira (12) na Semana do MEI (Micro Empreendedor Individual). O evento, que começou na segunda-feira e termina hoje, tem o propósito de atrair empresários que vivam na informalidade para se regularizarem.

Segundo o analista de atendimento do Sebrae Ricardo Santos, desse montante, 800 assistiram às palestras gratuitas com orientações sobre como abrir o próprio negócio ou sobre estratégias para se manter no mercado.

Como resultado, em média 30 pessoas formalizaram suas micro empresas diariamente durante a semana, o que resulta aproximadamente em 150 estabelecimentos ativados durante o evento.

Grande parte das orientações prestadas pelos atendentes, segundo Ricardo, foram relacionadas com a dificuldade em efetivar a empresa por inconsistências nos imóveis.

Em todos esses casos, os empreendedores abriram pequenas lojas ou serviços em espaços locados cujo dono dividiu um único prédio em salas comerciais. Nesses casos, é preciso que cada uma das unidades tenha um IPTU individual, coisa que não acontece com frequência a prática.

"De modo geral, o resultado foi bastante positivo. O último dia é o que mais enche, com atendimento de balcão e palestras lotados", diz Ricardo.

Contudo, o volume de atendimentos este ano foi 50% menor que em 2016. Essa queda era prevista em razão da crise. "As pessoas estão receosas em abrir ou regularizar o negócio”, afirma.

Esperança – Luciano Casagrande quer deixar o ofício de pedreiro e decidiu investir em uma lanchonete na Vila Olinda. Ele já alugou um ponto e estruturou o local e aproveitou a Semana do MEI para constituir a empresa.

“É mais vantajoso ser dono do próprio negócio, porque nós podemos andar com nossas próprias pernas e nos programarmos sem depender dos patrões”, afirma.

Já Aparecido Ferreira, 47 anos, é taxista e foi até o evento para se formalizar domo MEI por motivos econômicos. Hoje ele paga o INSS como autônomo, o que não está compensando. “Assim, vou migrar para microempreendedor”, afirma o motorista.

Empresários recebem orientações durante a Semana do MEI (Foto: André Bittar)
Empresários recebem orientações durante a Semana do MEI (Foto: André Bittar)
Nos siga no Google Notícias