ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Secretário estima que nova solução para Aquário saia em até 15 dias

Christiane Reis | 02/08/2016 18:44
Chefe da pasta estadual de Meio Ambiente: "obra não está no ritmo desejado" (Foto: Fernando Antunes)
Chefe da pasta estadual de Meio Ambiente: "obra não está no ritmo desejado" (Foto: Fernando Antunes)

Nova licitação ou autorização para aumentar o valor do contrato atual. O impasse sobre como será possível obter mais recursos para concluir o Aquário do Pantanal, obra atualmente paralisada, deve chegar ao fim em 15 dias. A expectativa é do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que nesta terça-feira (2) se reuniu com representantes do empresariado do turismo para explicar a situação da obra.

“A obra está em passos lentos. Não está no ritmo desejado, por causa dessas definições jurídicas. A decisão, seja qual for, será pela continuidade da obra, ela apenas vai dizer como vamos tocar. A partir daí teremos um cronograma definitivo”, declarou o secretário.

O Aquário do Pantanal começou a ser construído em 2011, na gestão do governador André Puccinelli (PMDB). O orçamento inicial era de R$ 84,7 milhões, mas os gastos já chegam à casa dos R$ 240 milhões atualmente.

Em 2011, a Egelte Engenharia venceu licitação para construir o Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, nome oficial do aquário, em Campo Grande. Porém, em março de 2014 a construção foi repassada em subempreita para a Proteco Construções, empresa que desde o ano passado é investigada pela PF (Polícia Federal) e MPE (Ministério Público Estadual).

Com a divulgação das denúncias, o MPF (Ministério Público Federal) recomendou em 22 de julho de 2015 que a administração estadual, já na gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), suspendesse os contratos com a Proteco. A pedido da Egelte, a obra chegou a ser suspensa por decisão judicial, mas a empresa e o governo fizeram acordo.

Reunião – Em reunião, na tarde desta terça-feira (2), na Semade, com o titular da pasta, os empresários do setor do turismo 'tomaram pé' da situação e compreenderam que o caso agora depende de decisão judicial. “Quanto mais parada fica a obra, mais receita deixamos de ter, por isso é importante a conclusão do Aquário”, disse a secretária geral do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade, NildeBrum. O Conselho é ligado à Fecomércio.

Ela destacou que a movimentação turística nos municípios pode impactar mais de 50 atividades econômicas, daí o tamanho da preocupação com o atrativo que tem a estimativa de atrair cerca de 300 mil turistas por ano. Na tentativa de contribuir o setor vai fazer um documento de apoio à conclusão da obra, falando da importância do Aquário enquanto atividade econômica.

O secretário Jaime Verruck disse que o apoio do setor é fundamental e reforçou que um engenheiro chefe fica permanentemente no local da obra e que acompanha todo o processo. “Hoje a Egelte depende de outro atores, por isso ocorrem paradas e retomadas dos trabalhos. Recebemos informações diária sobre o andamento”, disse.

O presidente do Sindetur/MS (Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Sebastião Rosa, e a presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso do Sul), Kassilene Vieira Carneiro Cardadeiro, também participaram da reunião e destacaram que estavam preocupados com o cenário atual, mas que saíram da reunião mais otimistas.

Nos siga no Google Notícias