Sejusp mostra queda em crimes como furtos de veículos: 33,4% a menos na Capital
Em Campo Grande, só os furtos em residências tiveram pequena elevação. de 0,7%
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul registrou queda significativa nos crimes patrimoniais durante o primeiro semestre de 2025. Em Campo Grande, os furtos de veículos apresentaram a maior redução, com 33,4% menos casos, seguidos por roubos em via urbana, que diminuíram 30,7%. A redução da criminalidade se estendeu para todo o estado, com destaque para o latrocínio, que caiu 66,7%. Segundo autoridades, os resultados positivos são atribuídos ao trabalho de inteligência policial, aumento do efetivo e investimentos em equipamentos e treinamento.
A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública aponta uma queda nos crimes patrimoniais em Mato Grosso do Sul no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.
Segundo os dados repassados, a redução é mais significativa em Campo Grande, com destaque para os roubos em via urbana, que caíram 30,7%, passando de 875 casos em 2024 para 612 nos últimos 6 meses de 2025.
De acordo com o levantamento, a diminuição dos roubos de veículos na Capital foi de 20,2%, de 94 casos em 2024 para 75 neste ano, e a ação de ladrões em comércio caiu 7,1%.
Os furtos de veículos, quando não há violência empregada, apresentaram a maior queda, de 33,4%, passando de 908 em 2024 para 605 no primeiro semestre de 2025. Só os furtos em residências tiveram pequena elevação. de 0,7%, passando de 2.062 para 2.077 registros.
Em nota da Sejusp. o coronel Emerson de Almeida Vicente, comandante de Policiamento Metropolitano, atribui essa redução ao trabalho focado nas ações de inteligência, que analisam os índices criminais semanalmente, permitindo ações mais precisas.
"Analisamos a mancha criminal e direcionamos o efetivo para as regiões que mais precisam", explica Vicente, que destaca também o aumento do policiamento preventivo e ostensivo, com a chegada de novos policiais e a ampliação do número de setores de policiamento.
A queda na criminalidade, considerando os dados oficiais, não se limita à capital. O restante de Mato Grosso do Sul também registrou redução nos índices de crimes patrimoniais. Os assaltos em via urbana caíram 21%, o roubo de veículos teve redução de 13,4%, e o furto de veículos diminuiu 23,6%.
Ainda mais sério quando a questão é criminalidade, o roubo seguido de morte, ou latrocínio, apresentou uma queda impressionante de 66,7%, de nove casos em 2024 para três em 2025.
Também via assessoria da Sejusp, o delegado Fábio Leite Brandalise, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos, diz acreditar que esses resultados são fruto de constantes investimentos na polícia, com mais aparelhamento e treinamento. Porém, ele alerta a população para os cuidados ao comprar produtos usados, como celulares e eletrodomésticos, qeu podem ser objeto de crimes, o que alimenta os roubos e furtos. "Desconfie de preços muito baixos ou de vendas feitas por desconhecidos. Exigir nota fiscal ou recibo pode evitar problemas com a polícia", disse Brandalise.