A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

23/10/2013 18:00

Sem assalto nos ônibus há 10 meses, ladrões miram terminais na Capital

Lidiane Kober
Enquanto assaltos zeraram nos ônibus, oito crimes foram registrados nos últimos 10 meses nos terminais da Capital (Fotos: Cleber Gellio)Enquanto assaltos zeraram nos ônibus, oito crimes foram registrados nos últimos 10 meses nos terminais da Capital (Fotos: Cleber Gellio)

Com o fim do dinheiro nos ônibus do transporte coletivo de Campo Grande, há pelo menos 10 meses nenhum assalto foi registrado nos veículos e os ladrões passaram a mirar os terminais. No mesmo período, oito crimes foram registrados e a população começa a demonstrar preocupação com a falta de segurança nos pontos de troca de ônibus.

Em 26 de agosto de 2011, na gestão do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB), parte dos veículos passaram a circular apenas com cartão, justamente para evitar assaltos. Na época, a medida gerou polêmicas e várias críticas, principalmente, por dificultar o transporte de pessoas de fora da Capital.

A decisão, no entanto, não teve volta e, em fevereiro de 2012, a prefeitura adotou o fim do dinheiro e o uso dos cartões em todos os veículos. Em 2010, um ano antes do começo da implantação do sistema, Campo Grande registrou 681 assaltos nos ônibus do transporte coletivo.

O número foi recorde desde 2007, quando ocorreram 436 crimes. O problema só foi crescendo. Em 2008, foram 571 ocorrências; um ano depois, 580. Em 2011, ano da implantação do sistema, o registro reduziu para 419 casos.

No ano passado, após a totalidade dos ônibus circularem sem dinheiro, os assaltos caíram para 27 e, desde janeiro de 2013, nenhum caso foi registrado nos veículos. Ao mesmo tempo, em fevereiro, três terminais foram alvos de ladrões; em março, um; em julho, mais um e, no mês passado, dois crimes foram registrados.

“Sem dinheiro nos ônibus, a violência está migrando para os terminais”, concluiu o funcionário público Antônio Domingos, 50 anos. Até agora, ele não presenciou nenhum assalto nos pontos de troca de veículos, mas cansou de assistir brigas e algazarras de estudantes.

“Não tem segurança nos terminais. Recentemente, vi uma briga no terminal Júlio de Castilhos e todo dia vejo algazarras dos alunos”, relatou Domingos, que usa o transporte coletivo diariamente.

Apesar de nunca ter sido assaltada dentro de um ônibus, a universitária Vânia Cristina Campos, 44 anos, aprovou o fim do uso do dinheiro nos veículos. “No começo, a gente estranhou, mas agora, percebo que foi uma decisão acertada”, avaliou. “Antes, adotava precauções para evitar assaltos e hoje ando mais tranquila”, completou.

Usuária diária do transporte coletivo, a salgadeira Maria Aparecida de Jesus, 59 anos, também andava com temor pelos ônibus. “A gente ficava sabendo de muitos assaltos”, justificou. Hoje, ela frisou perceber no dia a dia a redução da criminalidade e agradece a Deus a queda.

Para Antônio Domingos, falta segurança nos terminaisPara Antônio Domingos, falta segurança nos terminais
Vânia Cristina andava temerosa e, hoje, circula mais tranquila nos ônibusVânia Cristina andava temerosa e, hoje, circula mais tranquila nos ônibus
Polícia registra mais um assalto a ônibus do transporte coletivo na Capital
Bandido fugiu levando R$ 74Mais um assalto a ônibus do transporte coletivo foi registrado pela Polícia em Campo Grande. Desta vez a ocorrência acont...
Ônibus do transporte coletivo é assaltado no Jardim Aero Rancho
Motorista ainda pediu para que bandido desistisse do assaltoUm ônibus da empresa Jaguar foi assaltado por volta das 21h50 de ontem, no bairro Aero R...
Ônibus do transporte coletivo é assaltado na Vila Albuquerque em Campo Grande
Bandido estava armado com faca. Ele roubou R$ 60 do caixa do veículo.Um ônibus da Viação Cidade Morena foi assaltado por volta das 22h15 de ontem, n...


cade a guarda municipal nos terminais???
 
paulo teixeira em 24/10/2013 11:54:43
Senhores, não há a menos infraestrutura nos terminais. Semana passada, 25% das lâmpadas do Terminal Júlio de Castilho estavam APAGADAS/ QUEIMADAS.
É isso que é sinônimo de transporte coletivo de qualidade?
 
Ana Carolina Lopez em 24/10/2013 11:41:42
Gabriel; falar que no site da assetur tem "TUDO" é um exagero. Campo Grande tem MUUUITO a evoluir..
Ponto de onibus: CGR tem aquela viga pintada de laranja no meio do matagal, CWB: como a cidade e fria, as estaçoes tubo sao climatizadas e em nivel pra evitar que idosos e cadeirantes tenham dificuldade de entrar no onibus. Em SAMPA os onibus são de piso baixo.
Garagem da Jaguar na Bandeirantes tem sempre uns 30 onibus parados la vazios e o contraste com a lata de sardinha que esta na rua cheio de pessoas espremidas e suadas.. va dizer que o onibus nos da uma sauna gratis?
PTS+: 0dinheiro=0assaltos; novas linhas TARancho/TMoreninha e Caioba/TARancho
de uma olhada no transporte PUBLICO (que la nao existem empresas, e sim a gerencia e da prefeitura) do Canadá. www.youtube.com/watch?v=3tTOVZG3wY
 
Ademar Spacino Junior em 24/10/2013 11:29:50
Segurança urgente no terminal da Julio de Castilho... tem uma turminha da pesada (homens e mulheres) que sai da famosa casa de show o tal do tal " proibidão" e querem entrar no terminal sem pagar, pulam a catraca, fazem uma baderna e ninguém pode falar nada, e não tem quem tira esses la de dentro, passam a noite inteira ingerindo bebida alcoólica e fumando sei la o que, chegam todos valentões...os motorista que ficam de plantão passam o maior sufoco na mão desses, e o pior de tudo que ligam p/ o 190 e não aparece ninguém, alegam que são de menor e não pode fazer nada!!!
Nos finais de semana deveria ficar uma viatura da polícia dando suporte a esses motorista, antes que aconteça uma morte!!!!
 
carla cristina em 24/10/2013 09:44:17
Tá aí, para os críticos do fim do dinheiro dentro do ônibus, a redução extrema de assalto dentro dos coletivos ! E pra quem reclama que é ruim pra comprar passe, recarregar... só olhar no site da Assetur que tem tudo ! Só fica na mão quem quer, porque informação já tem !
 
Gabriel Santos em 23/10/2013 21:09:06
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions