ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Sem licença ambiental, água suja do Instituto Penal é jogada nas ruas

Ministério Público recebeu denúncia e instaurou procedimento administrativo para acompanhar o que o poder público tem feito para resolver o problema

Izabela Sanchez | 20/02/2019 07:42
Água sai do Instituto Penal de Campo Grande na rua Indianápolis, onde há uma série de erosões (Foto: Kisie Ainoã)
Água sai do Instituto Penal de Campo Grande na rua Indianápolis, onde há uma série de erosões (Foto: Kisie Ainoã)

No bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande, as Ruas Dallas, Estoril, Piraputanga e Indianápolis são contaminadas com água suja que vem do IPCG (Instituto Penal de Campo Grande). Provocado pela denúncia, o Ministério Público Estadual instaurou procedimento administrativo e descobriu que a água vem da atividade de beneficiamento de mandioca, realizada pelos internos. O Instituto não tem licença ambiental para realizar a atividade e nem plano de descarte dessa água.

Quem acompanha a questão é a promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, da 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo de Campo Grande. O objetivo é saber o que a Prefeitura de Campo Grande está fazendo para sanar o problema.

Isso porque, além de funcionar sem licença ambiental, o Instituto Penal está inserido em uma área que não tem rede de drenagem completa – responsabilidade da administração municipal – e está em um bairro que não tem rede coletora de esgoto.

O MP recebeu denúncia de uma produtora rural, que tem 20 lotes nas ruas afetadas. Ao protocolar pedido de investigação, ela conta que tenta resolver o problema desde 2006. Segundo afirma, o “esgoto” que sai do Instituto passa pela Rua Indianápolis e invade os lotes com água suja. Além de contaminar o solo, o processo tem causado erosões.

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) acompanhou a questão, é uma das pastas implicadas no procedimento do MP e enviou técnicos ao local. Segundo relatórios da pasta, a licença ambiental do Instituto para a atividade de lavagem, descasque e corte de mandioca venceu em 2015 e não foi renovada, o que gerou multa à Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).

O relatório também cita que a tubulação da rede de drenagem é inacabada e tem saída na esquina da Rua Indianápolis com a Rua Dálias. A promotora marcou uma reunião com representantes da Semadur e da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) para o dia 22 de março. O objetivo é saber quais obras são realizadas.

Além disso, a promotora também oficiou o secretário da Sejusp sobre o licenciamento e a concessionária de água e esgoto Águas Guariroba para saber se há previsão de implantação de rede coletora de esgoto na região do Instituto.

Água acumulada na Rua Dallas, no Jardim Noroeste (Foto: Kisie Ainoã)
Água acumulada na Rua Dallas, no Jardim Noroeste (Foto: Kisie Ainoã)

Superintendente de Fiscalização e Gestão Ambiental da Semadur, Gisseli Ramalho Giraldelli dos Santos afirma que a pasta já tomou providências para que a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) renove a licença.

Nesse documento, segundo ela, deve ser discriminado um sistema de tratamento para a água. A superintendente ainda disse que há fortes indícios de uma série de ligações clandestinas de esgoto no bairro. “A gente recomendou à Águas que coloque essa região como prioridade”, disse.

Titular da Sisep, Rudi Fiorese afirmou que a rede de drenagem do local é antiga e não há previsão da atual administração para iniciar obras com objetivo de finalizar a rede de tubulação.

Já a Agepen, por meio da assessoria de imprensa, afirma que “a licença ambiental do presídio está sendo providenciada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana”.

Sobre a construção da rede coletora de esgoto no Jardim Noroeste, a concessionária Águas Guariroba informou, por meio da assessoria de imprensa, que as obras serão realizadas "seguindo o cronograma do município, na execução de obras de pavimentação com recursos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]".

Nos siga no Google Notícias