ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sem poder parar, funcionários depositam confiança em medidas de prevenção

Mesmo com surtos de coronavírus em frigoríficos do Interior, trabalhadores se sentem seguros para trabalhar na Capital

Tainá Jara e Liniker Ribeiro | 21/05/2020 18:19
Na Capital, frigorífico aumentou a frota de ônibus para o transporte de funcionários (Foto: Kisie Ainoã)
Na Capital, frigorífico aumentou a frota de ônibus para o transporte de funcionários (Foto: Kisie Ainoã)

Sem poder parar e enfrentando o contato quase inevitável com outras pessoas durante a pandemia do novo coronavírus, os funcionários do Frigorífico da JBS, em Campo Grande, depositam a confiança nas medidas de prevenção adotadas pela indústria. Medição de temperatura, revezamento de turnos e até mais ônibus para realizar o transporte de equipes são alguns dos protocolos adotados para evitar contaminações na unidade.

No Interior do Mato Grosso do Sul, as indústrias da carne chegaram a registrar mais de 100 casos de covid-19 entre funcionários. Algumas, inclusive, tiveram de suspender as atividades temporariamente para evitar novas contaminações. Na cidade de Guia Lopes, mais de 60 trabalhadores foram diagnosticados com a doença e levaram o município a 7º do País com mais confirmações, e em Dourados, as contaminações nas indústrias levaram o vírus até as reservas indígenas.

Na contramão, a Capital não está nem entre os 15 municípios com maior incidência da doença no Estado e os protocolos adotados por frigoríficos como o JBS, localizado na saída para Sidrolândia, têm surtido efeito ao menos aos olhos dos funcionários.

Funcionários entrevistados nesta quinta-feira pela reportagem do Campo Grande News afirmaram que houve temor em ter de trabalhar, durante o início da pandemia. Com o passar dos dias e a adoção das medidas de prevenção, eles se sentiram mais seguros.

“A exigência da diretoria é grande. Logo na entrada estão aferindo temperatura. Colocaram mais ônibus para o transporte de funcionários. Agora não pode mais sentar um ao lado do outro. É um por fileira”, afirmou funcionário de 35 anos.

Outro trabalhador da indústria, de 26 anos, destacou a mudança nos turnos das equipes para evitar maiores aglomerações. “Quem é do abate, nem vê mais o pessoal da desossa, porque eles entram mais tarde”. Segundo ele, pessoal pertencentes ao chamado grupo de risco, como os idosos, foram liberados do trabalho.

Funcionário de 24 anos descarta a chance de haver na unidade, contaminações como as registradas no Interior. “Esses dias um cara até levou ralo, porque estava com a máscara somente na boca, com o nariz de fora”, lembrou.

Além disto, ele afirmou que a empresa colocou álcool em gel em todos os setores, e até os talheres, oferecidos no refeitório, estão separados e dentro de saquinhos. O uso de máscara dentro da unidade também é obrigatório.

Até esta quinta-feira, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou 746 casos de coronavírus no Estado, sendo que 17 pessoas morreram. A Capital tem o maior número de pessoas diagnosticadas com a doença, são 222 confirmações

Nos siga no Google Notícias