ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Sem-teto afirmam que foram pegos de surpresa e criticam atuação da Polícia

Francisco Júnior e Fernando da Mata | 20/01/2012 11:23

Cerca de dez famílias foram retiradas de terreno no bairro Dom Antônio Barbosa, região sul da Capital, na manhã desta sexta (20)

Trator derrubando barraco enquanto morador recolhe pertences (Foto: Simão Nogueira)
Trator derrubando barraco enquanto morador recolhe pertences (Foto: Simão Nogueira)

Um terreno com barracos ao lado do núcleo de moradias "José Teruel Filho", conhecido como Cidade de Deus, foi desocupado na manhã desta sexta-feira. A área pertence à prefeitura, que obteve ordem de reitegração de posse, expedida pelo juiz Ricardo Galbiati, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Campo Grande.

A reintegração de posse foi cumprida pela Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais). De acordo com o major Marcos Paulo Gimenez, 40 policiais, incluindo a Tropa de Choque, foram ao local em cumprimento à ordem da Justiça. Não houve resistência e os barracos foram desmontados em menos de uma hora.

Moradores disseram que foram pegos de surpresa com a chegada da ordem de despejo. O autônomo Douglas de Almeida Dias, 21 anos, afirma que os policiais já chegaram dizendo que iriam derrubar os barracos. Ele conta que estava morando no terreno há oito meses e que não tem condições de pagar aluguel. “Agora, com isso, estamos dependendo dos outros". O rapaz é casado e tem um filho de três anos.

De acordo com ele, a alternativa apresentada por funcionários da prefeitura seria ir para o Cetrimi (Centro de Triagem e Encaminhamento ao Migrante).

Para o autônomo Welington da Silva, 24 anos, a Polícia agiu com truculência. Ele estava dormindo quando foi acordado pelos PMs. “Vieram com cachorros e revólveres. Como é que iríamos conversar desse jeito?”, questiona. Ele disse que vai procurar a família da esposa, com quem tem uma filha de nove meses, para pedir ajuda.

O auxiliar de serviços gerais, Wellesnaycon Turaça Domisiano, 23 anos, disse que foi pego de surpresa. “ Chegaram entrando, metendo o pé na porta. Deveriam ter um pouco mais de educação. Somos todos trabalhadores, nós só queremos ter um lugar para morar”.

O pedreiro Gilberto Alves, 33 anos, que mora na região ficou indignado com a desocupação. “Até o lixo tem local específico. O pobre não tem o direto de ter um barraco e moradia digna? Não é destruindo isso aqui que vai resolver o problema. Eles vão sair daqui e ocupar outro local”, indagou o pedreiro.

De acordo com o tenente do Cigoce (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), Ronaldo Moreira de Araujo, os policiais não agiram com truculência e seguiram os procedimentos doutrinários.

Cerca de 40 policiais participaram da desocupação, porém como os moradores foram saindo sem resistência, o número foi reduzido para 11.

O presidente da União do Movimento dos Sem Casas de Campo Grande, Giunaldo Pereira Ferreira, disse que vai entrar na Justiça contra EMHA (Agência Municipal de Habitação) alegando que a desocupação é inconstitucional.

Segundo Ferreira, pelo fato do terreno ser público, a agência poderia ter esperado para colocar as pessoas em casas fechadas. “Eles não tem pressa para ocupar o terreno”, afirmou.

O terreno em questão fica na rua Emiliana Arruda de Aráujo, esquina com a Professor Antônio Teófilo Cunha, no bairro Dom Antônio Barbosa, imediações do Lixão.

A decisão para a desocupação foi determinada pelo juiz Ricardo Galbiati, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Campo Grande.

Oito barracos foram destruídos (Foto: Simão Nogueira)
Oito barracos foram destruídos (Foto: Simão Nogueira)
Autônomo com os móveis após despejo (Foto: Simão Nogueira)
Autônomo com os móveis após despejo (Foto: Simão Nogueira)
Sem-teto foram pegos de surpresa pela manhã com chegada de oficial de Justiça com apoio de tropa de elite da PM. (Foto: Simão Nogueira).
Sem-teto foram pegos de surpresa pela manhã com chegada de oficial de Justiça com apoio de tropa de elite da PM. (Foto: Simão Nogueira).
Nos siga no Google Notícias