ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Servidores municipais poderão fazer exames gratuitos para detectar cânceres

Ação é resultado de parceira entre Hospital de Câncer Alfredo Abrão e o IMPCG. Ela acontece das 7 às 16 horas

Geisy Garnes | 28/10/2021 18:19
Os atendimentos organizados pelo IMPCG e pelo Hospital de Câncer acontecem na Carreta da Prevenção (Foto: HCAA)
Os atendimentos organizados pelo IMPCG e pelo Hospital de Câncer acontecem na Carreta da Prevenção (Foto: HCAA)

Neste sábado (30), servidores municipais de Campo Grande terão a oportunidade de realizar gratuitamente exames de mamografia, preventivo e PSA (usado para rastrear o câncer de próstata), em uma ação conjunta entre Hospital de Câncer Alfredo Abrão e o IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande). Com finalidade de promover conscientização e saúde em homens e mulheres, o evento faz parte dos trabalhos desenvolvidos nas campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul.

Os atendimentos serão feitos na Carreta da Prevenção do Hospital de Amor, que fica estacionada na unidade hospitalar da Rua Marechal Rondon, próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Ernesto Geisel.

Das 7 às 16 horas, equipes do Instituto e do Hospital do Câncer vão receber mulheres e homens para exames de mamografia, preventivo e PSA, usado para rastrear o câncer de próstata em pacientes assintomáticos.

Segundo Camilla Nascimento de Oliveira, diretora-presidente do IMPCG, esse é o primeiro evento aberto ao público desde que as restrições sociais para evitar o contágio do Coronavírus foram decretas em Campo Grande. Justamente por isso, a campanha tem um peso ainda maior, relembrar a importância do cuidado frequente com a saúde.

“Existe nosso receito desse um ano e meio, até pela orientação de ficar em casa, das pessoas não terem feito esse acompanhamento. Temos essa preocupação. Precisa relembrar às pessoas para cuidar de si mesmo, não existe só a covid-19”, reforçou a diretora-presidente.

Camilla lembra que os altos índices do câncer de mama e de próstata no país, despertam ainda mais para a necessidade da prevenção. “No câncer de mama são 60 mil novos casos ao ano. Precisa fazer a prevenção, o diagnóstico precoce. Em relação ao câncer de próstata, precisamos gerar conscientização a essa prevenção, ainda existem muitos tabus. Os homens e as mulheres precisam estar atentos aos sinais que o corpo promove”.

No sábado, serão oferecidos 100 exames de PSA, 80 preventivos e 40 mamografias. Inicialmente, o público-alvo são servidores conveniados ao SERVIMED (Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Campo Grande) e seus beneficiários, mas a expectativa é que o atendimento seja aberto a população em geral ao longo do dia. Toda a ação é gratuita.

Prevenção – Desde 1990, o mês de outubro é usado para conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em 2020, cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados em todo o mundo.

No Brasil, dados divulgados pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade pela doença entre as mulheres do país. Com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Com o fim de outubro, começa a campanha Novembro Azul, volta para a saúde do homem. O principal objetivo é conscientizar a população masculina da necessidade de cuidar do corpo e realizar, periodicamente, o exame que promove o diagnóstico do câncer de próstata.

Dados do INCA revelam que esse tipo de câncer é o mais comum entre a população masculina e representa 29% dos diagnósticos da doença no país. Os levantamentos apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano no Brasil, entre 2020 e 2022.

Nos siga no Google Notícias