ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Sesau lança serviço móvel de atendimento em ginecologia para prevenção do câncer

Alan Diógenes | 16/06/2014 22:09
Cerca de 75 mulheres serão atendidas diariamente na unidade móvel. (Foto: PMCG)
Cerca de 75 mulheres serão atendidas diariamente na unidade móvel. (Foto: PMCG)

A Secretaria Municipal de Saúde Pública e o Hospital do Câncer Alfredo Abrão lançaram, na tarde desta segunda-feira (16), o serviço móvel de atendimento em ginecologia. O ônibus, que oferece toda a estrutura de um consultório com salas de pequenas cirurgias, de mamografia digitalizada e de coleta de preventivo, iniciou suas atividades na UBS Pioneira.

Cerca de 75 mulheres serão atendidas diariamente na unidade móvel. O objetivo principal é a prevenção do câncer do colo do útero e da mama, a fim de dar atenção especial às famílias com maior vulnerabilidade social. O atendimento conta com três médicos ginecologistas, um ultrassonografista, enfermeiras e psicólogas.

A equipe realizará triagem para consultas, coleta de preventivo, ações educativas, orientação e encaminhamento para planejamento familiar. Por dia, serão atendidas 75 mulheres que fizeram agendamento prévio. De acordo com o secretário municipal de Saúde Pública, Jamal Salem, que é médico urologista, o câncer tem chance de quase 100% de cura quando descoberto precocemente. “Junto com o prefeito Gilmar Olarte, estou trabalhando para garantir o acesso à saúde de qualidade” diz Jamal, enaltecendo ainda que “são ações como essa, que fazem com que a população tenha maior cuidado e atenção com a própria saúde”, destacou.

Todas as consultas realizadas no projeto devem ser agendadas pessoalmente na unidade onde o atendimento acontecerá, conforme cronograma estabelecido pelo Projeto. Tudo isso mediante a apresentação do cartão SUS (Sistema Único de Saúde). O cronograma de agendamento e atendimento você confere clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias