ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Shoppings elaboram plano para convencer governo que são seguros

Relatórios de biossegurança serão por representantes dos shoppings de Campo Grande na próxima segunda-feira (27)

Gabriel Neris | 24/07/2020 20:11
Shopping Campo Grande no dia da reabertura, praticamente vazio. (Foto: Arquivo Campo Grande News)
Shopping Campo Grande no dia da reabertura, praticamente vazio. (Foto: Arquivo Campo Grande News)

Representantes dos shoppings de Campo Grande apresentarão na próxima segunda-feira (27) ao governo do Estado relatórios de biossegurança na tentativa de convencer o comitê que monitora a pandemia em Mato Grosso do Sul sobre efeitos positivos das medidas adotadas pelo setor contra o coronavírus.,

O grupo criado pelo governo para monitorar a situação havia recomendado na quinta-feira (23) o fechamento de shoppings e outros locais, como parques públicos e feiras livres, independente do número de infectados e mortes, neste momento da pandemia da covid-19.

Um dia depois, o mesmo comitê voltou na decisão e colocou shoppings e feiras como atividades de “médio risco”. A justificativa foi a de que haviam incorreções. Depois do "susto", com ameaça de fechamento total até a queda nos números da doença na Capital, o setor resolveu se precaver.

Os relatórios de biossegurança dos Shoppings Campo Grande, Norte Sul Plaza, Bosque dos Ipês e Pátio Central Shopping já foram apresentados para a Prefeitura de Campo Grande e agora serão entregues a Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O comitê montado para monitorar a saúde e economia durante a pandemia divulgou cinco classificações das atividades. A primeira trata dos serviços considerados essenciais. Posteriormente aparecem os setores de baixo, médio e alto risco que não são essenciais durante a pandemia.

Após a nova publicação em Diário Oficial desta sexta, atividades que seguem sem recomendação são os eventos culturais e esportivos, festas, cursos presenciais, teatros, cinemas, velórios e práticas coletivas de atividade em ar livre.

As atividades não essenciais de alto risco são academias, clubes, visitação a atrações turísticas, cabeleireiro e barbearia, áreas comuns de condomínios, jogos de boliche e sinuca.

Com risco médio estão o comércio atacadista e varejista, bares, conveniências e restaurantes, celebrações religiosas, pet shops, cinemas em espaço aberto, atividade ao ar livre, shoppings e feiras.

Já a lista de baixo risco conta com setores de representação comercial, ambulantes, profissionais liberais, hotéis, motéis, albergues e outros tipos de alojamentos. Até quinta-feira, Campo Grande havia confirmado 8.050 casos de covid-19, com 85 mortes. Mato Grosso do Sul passou de 20,3 mil casos confirmados da doença, com 281 óbitos.

Nos siga no Google Notícias