ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Sistema vai controlar doses da vacina contra gripe para evitar desvios

Paulo Nonato de Souza | 05/04/2017 11:57
Por meio de tecnologia, Secretaria Municipal de Saúde aposta em maior controle das doses da vacina contra a gripe em Campo Grande (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Por meio de tecnologia, Secretaria Municipal de Saúde aposta em maior controle das doses da vacina contra a gripe em Campo Grande (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

Campo Grande terá um novo sistema de controle de vacinação contra a influenza, a gripe H1N1, anunciou a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), nesta quarta-feira, 05. A campanha de vacinação nas unidades públicas de saúde da Capital terá início no dia 18 deste mês.

Em nota, a prefeitura diz que o objetivo da novidade é evitar problemas como o ocorrido em 2016, quando desapareceram 32.381 doses de vacina, de um total de 195 mil doses liberadas pelo Ministério da Saúde para o município.

“É por meio do uso da tecnologia que teremos o controle e resultados confiáveis”, afirmou a superintendente da Vigilância em Saúde, Eliana Dalla Nora Franco. Pelo novo plano de ação, será feito o registro completo das doses aplicadas com emissão de relatórios. A campanha de vacinação nas unidades públicas de saúde da Capital terá início no dia 18 deste mês.

A vacinação – De acordo com a prefeitura, as unidades de saúde seguirão um escalonamento orientado pela Secretaria de Estado de Saúde com datas e público a ser imunizado:

Do dia 18 a 22 de abril serão vacinados profissionais da saúde e crianças de seis meses a dois anos (1 ano, 11 meses e 29 dias). Entre os dias 24 e 29 de maio estão vacinadas gestantes, puérperas e crianças de dois a cinco anos (4 anos,11 meses e 29 dias).

Já entre os dias 2 e 12 de maio será a vez dos idosos, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doença crônica não transmissível e outras condições clínicas especiais (conforme indicação do Ministério da Saúde), além de professores que atuam no ensino regular (público e privado) e os professores do ensino superior.

Além do atendimento nas 65 unidades básicas de saúde, as chamadas UBSFs, a vacinação será feita também em um trailer instalado na Praça Ary Coelho entre os dias 8 a 20 de maio. A campanha nacional de vacinação contra gripe, o “Dia D”, tem data prevista para o dia 13 de maio.

Nos siga no Google Notícias