ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Sob suspeita de favorecimento, polícia mantém sigilo em investigação

Mesmo diante da repercussão, polícia afirma que só vai repassar novas informações sobre o caso encerramento das investigações

Luana Rodrigues | 06/01/2017 10:14
Policiais militares na Depac no dia do crime. (Foto: Alcides Neto)
Policiais militares na Depac no dia do crime. (Foto: Alcides Neto)

Após ganhar as redes sociais com vídeos e fotos, além de gerar comoção e revolta, a morte do empresário Adriano Correia do Nascimento, 33 anos, agora é tratada "em segredo". A polícia não revela detalhes da investigação como, por exemplo, se o policial ligou ou não para o 190 pedindo apoio no momento da ocorrência, e qual o teor desta ligação.

O caso ganhou repercussão, já que Adriano foi morto a tiros pelo policial rodoviário federal Ricardo Hyun Su Moon, 47 anos, depois de uma briga de trânsito. Por conta das imagens gravadas logo após o crime, foi levantada a suspeita de favorecimento pessoal ao autor, por parte de policiais que atenderam à ocorrência.

Neste sentido, a informação referente à ligação para o 190 é importante, pois revelaria detalhes de como o policial agiu imediatamente após o crime e de que forma a polícia tratou a ocorrência a princípio.

Nos últimos três dias, o Campo Grande News tem buscado informações sobre o trabalho policial acerca do caso. No entanto, Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Polícia Militar e Polícia Civil afirmam que não irão repassar nenhuma informação até que ele seja encerrado e, portanto, a investigação ocorre em sigilo.

Favorecimento - Ricardo está preso desde a manhã desta quinta-feira (05), depois de a Justiça atender um pedido de prisão preventiva do Ministério Público Estadual.

No pedido, feito na última quarta-feira (4), o MPE também alegou que o caso teve circunstâncias especialmente graves e cita fatos que não podem ser “desprezados”.

“É que, há forte indícios de que o requerido, por si só e também com o auxílio de outrem inovou artificiosamente o estado de coisa e pessoa, a fim de induzir os órgãos de segurança a erro, bem como obteve tratamento privilegiado pelo Poder Público”.

Segundo o MPE, um exemplo disto é que, apesar do registro informar que Ricardo foi conduzido pela PM (Polícia Militar), ele compareceu à delegacia de forma espontânea, onde recebeu a voz de prisão em flagrante.

Também é destacado que o crime foi às 5h40 e o depoimento do policial foi encerrado às 12h55. Para a promotoria, “indício de que houve atuação irregular” em favor de Ricardo.

Outro fato é de que nos vídeos e fotos, o policial aparece de camiseta listrada e a calça da farda. Mas na delegacia, trajava a farda completa, portanto teria tido tempo para trocar de roupas. Ainda segundo o MPE, o preso deu versões fantasiosas. O pedido de prisão preventiva foi assinado pelos promotores João Meneghini Girelli, Bolivar Luis da Costa Vieira e Allan Thiago Barbosa Arakaki. A defesa alega legítima defesa para a conduta do policial.

Investigação - O Gacep (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial) encaminhou um ofício à corregedoria da Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira (5), requisitando a instauração de inquéritos para investigar os policiais envolvidos na ocorrência.

De acordo com a promotora de justiça Luciana Moreira Schenk, integrante do Gacep, o prazo para o início das investigações é de 10 dias. O grupo também solicitou a abertura de sindicância para apurar se houve transgressão disciplinar por parte dos policiais.

O Campo Grande News entrou em contato com a PM, mas até o fechamento desta reportagem, não houve resposta.

Nos siga no Google Notícias