ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Também Maria Clara, menina de 4 anos vai para UTI após picada de escorpião

Outra criança chegou ao HR com o mesmo quadro e nome da menina que ficou 7 dias internada em estado grave no hospital

Ângela Kempfer | 18/01/2020 12:13
Menina foi picada pelo espécie tityus serrulatus, a mais venenosa do Brasil. (Foto: Fiocruz)
Menina foi picada pelo espécie tityus serrulatus, a mais venenosa do Brasil. (Foto: Fiocruz)

A coincidência é infeliz. Outra Maria Clara chegou hoje ao Hospital Regional em estado gravíssimo, após ser picada por um escorpião em Brasilândia, a 355 quilômetros de Campo Grande.  Ela tem 4 anos e o mesmo nome da menina de 6 que ficou internada durante uma semana no HR, em dezembro do ano passado, também com quadro de saúde grave.

Além da diferença de idades, o tipo de escorpião que picou Maria Clara é mais venenoso que do outro caso. Ela brincava sob uma mesa quando foi picada pela espécie tityus serrulatus, conhecida como "escorpião amarelo", a mais venenosa do Brasil. 

Maria Clara teve o primeiro atendimento ontem no hospital de Três Lagoas, onde recebeu o soro antiescorpiônico. Neste sábado foi transferida para Campo Grande e passou por exames que identificaram edema pulmonar agudo. Como não há vagas de UTI no Hospital Regional, será levada para o Hospital da Cassems, porque tem plano de saúde

O médico Sandro Benites, do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) lembra que esse tipo de ocorrência com escorpiões amarelos deve aumentar por conta da proliferação em meses quentes e chuvosos, "além da característica peculiar de reprodução por partenogênese", ou seja, sem a necessidade de que os óvulos das fêmeas sejam fecundados por um macho, o que aumenta consideravelmente a população desses animais.

A menina picada em dezembro já teve alta e está em casa com a família, sem sequelas.

Prevenção: Para evitar esse tipo de animal peçonhento em casa, a Fiocruz faz algumas recomendações:

No ambiente urbano, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.

Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado.

Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção, e nas atividades de jardinagem.

Nos siga no Google Notícias